Memória LEOUVE

Prefeito de Bento perde indicação do PP para presidir Famurs

Prefeito de Bento perde indicação do PP para presidir Famurs

O novo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) será o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira. Ele foi confirmado como o nome oficial do Partido Progressista (PP) para a eleição que será realizada no dia 24 de maio. O resultado frustra as expectativas do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que disputava a indicação.

Oliveira venceu a disputa interna no PP, que por acordo entre os partidos mais representativos nas prefeituras do estado tem a prerrogativa da indicação da presidência da associação neste ano, com 103 votos, 30 a mais do que os 73 dados a Pasin. Além deles, os prefeitos de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, e de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, também buscaram a indicação e receberam, respectivamente, 28 e 24 votos.

O prefeito de Bento Gonçalves afirmou que não encara o resultado da indicação como uma derrota em sua trajetória política.

“Quem entra no jogo tem que estar preparado para tudo. Fizemos uma excelente votação, e isso reforça ainda mais nosso caminho. Não encaro isso como uma derrota, essa é a primeira exposição estadual que a gente faz. Sem sombra de dúvidas, nós saímos muito grandes desse processo”, afirmou Pasin.

Para ele, a participação nesse processo fortalece seu nome e pavimenta um caminho político para o futuro, mas ele descarta antecipar seus projetos futuros e reafirma que deve trabalhar regionalmente no comando da prefeitura de Bento Gonçalves.

“Agora é focar na gestão interna da prefeitura, e seguir caminhando regionalmente”, afirmou.

A indicação de Oliveira obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto foi renovado neste ano e determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2016 e 2020. Partido com o maior número de prefeitos eleitos no ano passado, o PP obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2017. PMDB, PDT e PT completam a lista.

A posse da nova diretoria será realizada no dia 6 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O mandato será de um ano.

Confira o que disse o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin: