Memória LEOUVE

Prefeito anuncia 4 novos secretários e confirma pasta da segurança em Bento

Prefeito anuncia 4 novos secretários e confirma pasta da segurança em Bento

O novo governo do prefeito reeleito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, começa com apenas quatro mudanças no secretariado municipal. Os nomes dos novos titulares foram anunciados durante a cerimônia em que Pasin e seu vice, Aido Bertuol, assumiram as funções para as quais foram eleitos, que iniciou por volta das 11h da manhã deste domingo, dia 1º de janeiro de 2017.

As quatro secretarias anunciadas fazem parte do que o prefeito chama de “Estado necessário”, conceito que deve ser o principal pilar do novo governo e que define três áreas prioritárias para a atuação do governo municipal: saúde, segurança e educação.

Para isso, ele confirmou a permanência no governo do secretário Enio de Paris, que retoma a pasta de Governo, que agora será unida à secretaria de Administração, depois de responder pela saúde nos últimos meses do primeiro governo. Pasin também anunciou a volta de Iraci Lucchese Vasques à secretaria de Educação, cargo que ocupou no primeiro mandato e que deixou para concorrer, sem sucesso, a uma vaga na Câmara. Na saúde, uma das novidades do primeiro escalão é a nomeação do ex-prefeito de Santa Tereza, o dentista Diogo Segabinazzi Siqueira, como secretário.

“Estamos muito felizes com esses nomes anunciados. Buscamos um perfil adequado de quem entenda a forma técnica, mas principalmente tenha a sensibilidade do contato com o público, que é a questão política”, analisou Pasin.

Mas a grande novidade do dia foi a revelação da criação imediata da secretaria de Segurança, um dos compromissos assumidos na campanha. O prefeito garantiu que o formato da pasta, com a definição de recursos, programas e políticas públicas, estará definido em breve para que o projeto de criação da pasta possa ser aprovado pela Câmara antes de março, data prevista para que o tenente coronel da Brigada Militar José Paulo iankhe Marinho possa deixar o governo do estado e assumir como secretário municipal.

“Temos diversas propostas e ideias, mas precisamos materializá-las, definir de onde serão suplementados os recursos, estrutura, organograma e políticas pú8blicas a serem implementadas. Marinho passa a integrar a equipe em março, mas está nos auxiliando na montagem”, definiu.

O prefeito garantiu que esses anúncios são apenas o início de uma reforma administrativa mais ampla, que deve se estender ao longo do primeiro semestre, que terá a redução de cargos em comissão e deverá contar com a fusão de secretárias ou, ao menos, com titulares assumindo mais de uma pasta. Por enquanto, as outras secretarias permanecem atuando e comandadas pelos titulares que encerraram o primeiro mandato de Pasin.

Em relação aos CCs, Pasin prometeu reduzir o número de cargos em até 40%. Outra confirmação é a permanência da pasta de mobilidade urbana.

Em seu pronunciamento, Pasin manifestou o desejo de que “as agruras e dificuldades de 2016” não se repitam este ano. O prefeito se referia principalmente a uma dívida vencida de cerca de R$ 24 milhões que fez as contas do município fecharem o ano no vermelho.

 

Para não repetir esse resultado negativo, o prefeito aposta em cortes. “Vamos fazer isso para não passar um final de ano como o que nós passamos hoje”, disse.