Quando era criança, como quase todo mundo, Páscoa pra mim era o dia onde eu mais ganhava chocolates na vida. A cada ano que passava, ganhava mais chocolates. Ou seria eu que crescia e assim entendia cada vez mais a quantidade que eu ganhava? Pode ser. O que é fato, é que datas como a Páscoa são cheias de nostalgia. Lembro de muitas delas. A corrida pela cestinha. As pegadas do coelho. A ansiedade de encontrar o ninho. A ‘raiva’ do meu irmão que ‘poupava’ os doces dele e sempre ‘jogava’ na minha cara que ele tinha e eu, não. (risos…)
Tenho uma recordação muito forte de uma tentativa frustrada da minha mãe em fazer os ovos de Páscoa em um ano destes… Eu ria… Tadinha, por economia e absoluta criatividade insistiu que naquele ano ela mesma faria os nossos presentes. Até deu certo, mas comprou a barra de chocolate errada… Honestamente? Não ficou bom, mas a intenção dela em querer nos presentear com algo que ela fez tornou-se um capítulo especial em minha vida. Com o passar dos anos vamos perdendo esta ‘aficção’ pelos doces e vamos entendendo o porque de toda história da Páscoa. Recordo que sempre passavam na televisão filmes com a paixão de Cristo, com a via sacra, e eu gostava de assistir. Começava a entender a minha história. Ao ingressar na catequese, crisma, enfim, passei a frequentar procissões, o ‘domingo de ramos’ que antecede a data… Passei a compreender que na Páscoa se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, vida nova. De fato, toda Páscoa era uma festa. Reunião em família, churrascos no almoço, alegria, amor, carinho, presentes e abraços. Isto é a Páscoa. É amor, é família, é vida.
Na fase adulta, infelizmente tudo isso vai perdendo um pouco a magia. Os compromissos profissionais impuseram domingos de Páscoa de solidão em um canto qualquer do mundo. "Ah, é só uma data comercial!"pensava para minimizar o desejo de viver tudo aquilo novamente. Com o nascimento do meu filho, tive a magia de volta. O encantamento em ver as crianças naquela euforia em esperar o ‘coelhinho’ com o ninho preparado com muito amor e carinho, e cheio, caso tivesse se comportado durante o aquele ano… É fascinante e cheio de curiosidades, palavras e atos que vieram em nossa consciência e memória do que vivemos com os nossos pais, avós, tios e tias, padrinhos e madrinhas, familiares…
No alto dos meus 40 anos, aglutinando tudo que foi vivido nestas 40 Páscoas, vejo o quanto é importante valorizarmos o fato da data simbolizar realmente uma VIDA NOVA. Embora eu acredite que todos os dias nós recebemos a oportunidade de escrevermos um novo capítulo no livro de nossa história, o ‘marco’ da Páscoa nos traz para um momento de reflexão, auto análise e motivação.
Crermos que nesta data que simboliza a ressurreição de Cristo, para os católicos, pode sim representar um novo momento em nossas vidas. Pode sim se revelar uma nova fase na vida de cada um de nós. Junto de nossos amores, valores e conceitos éticos, podemos a partir desta Páscoa nos comprometermos com nós mesmos em mudarmos o que não está bom, aprimorar o que vem dando certo, e, principalmente, nos reinventarmos. Cada dia que acordamos neste mundo é uma nova oportunidade de simplesmente VIVER, e por estarmos acostumados, não valorizamos como deveríamos, na grande maioria, e sequer agradecemos pelo fato de estarmos aqui, agora, VIVOS!!! Podendo na hora em que quisermos, caminhar, sorrir, chorar, gritar, se emocionar, brigar, esbravejar, se entristecer, se alegrar e mudar a qualquer instante o rumo do nosso destino.
Fato é, que temos a oportunidade de fazermos a nossa ‘Páscoa’ todos os dias quando abrimos os olhos pela manhã. Quando podemos levantar de nossas camas e sairmos de casa prontos para deixar nossa marca no mundo. Cada um no seu setor, do seu jeito. Da forma como pode, buscar deixar algo positivo em nossas ações, fazendo com que mais pessoas pensem desta forma e não percam de forma alguma o maior presente que temos TODOS os dias e MUITAS vezes deixamos de aproveita-lo: O TEMPO.
O TEMPO é algo tão banal, tão ‘comum’, tão gratuito, que como tudo que se ganha de forma fácil, deixamos de valorizar. Justamente ele, o DONO DE TUDO.
Que tenhamos uma grande Páscoa, com muito amor em família, paz, fé (cada um com a sua!) e a consciência que neste domingo temos sim a oportunidade de uma vida nova, mas não esqueçamos que uma nova vida pode ser criada e construída por você, TODOS OS DIAS.
FELIZ PÁSCOA!!!
FB