Memória LEOUVE

Pais “ocupam” bloco do Instituto Cristóvão de Mendoza em Caxias do Sul

Pais “ocupam” bloco do Instituto Cristóvão de Mendoza em Caxias do Sul

Um grupo de pais de alunos do Instituto Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul, decidiram ocupar parte da escola que está ocupada pelos estudantes desde o último dia 20 de maio. Os pais foram até a escola, que é a maior do estado, na manhã desta segunda-feira, dia 6, e dialogaram com estudantes e professores favoráveis à ocupação do local por parte dos alunos.

 

Sem um acordo pelo fim do movimento de ocupação, os pais decidiram “ocupar” um bloco do Instituto Cristóvão de Mendoza a fim de garantir o retorno das aulas para os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental.

 

Segundo Janice Zambarda Moraes, coordenadora da 4ª Coordenaria Regional de Educação (4ª CRE), a orientação estadual é de que as coordenadorias devem manter o diálogo entre estudantes, pais e professores. Esse diálogo, no entanto, está cada vez mais complicado. “É uma situação bem complicada, porque os pais estão ficando muito alterados e a gente não tem controle sobre a reação deles”, lamenta. Na semana passada, um 

 

Os estudantes mantêm um posicionamento firme. Enquanto não tiverem as reivindicações atendidas, afirmam que continuarão ocupando a escola. Os alunos pedem, entre outras coisas, melhorias na infraestrutura das escolas.

 

Na tarde desta segunda-feira, o novo Secretário de Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, teve uma reunião para discutir as medidas que serão tomadas em relação às ocupações e à greve dos professores da rede estadual de ensino, que teve maior adesão a partir do dia 20 de maio.

 

Em Caxias, a Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani, a Escola Professor Apolinário Alves dos Santos e a Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul também seguem ocupadas. Na terceira, a ocupação é parcial. Já a outra escola que havia sido ocupada na cidade, o Emílio Meyer, está desocupada desde a semana passada, após confusões e protestos de alunos contra o movimento de ocupação.

 

Nesta terça-feira, dia 7, uma audiência pública na Câmara de Vereadores deve discutir a situação das escolas ocupadas em Caxias. O encontro está marcado para às 9h.