A manhã desta quarta-feira, dia 8, foi de volta às aulas para muitos alunos do Instituto de Ensino Cristovão de Mendoza, em Caxias do Sul. Depois de mais de 20 dias as aulas foram retomadas, porém parcialmente, isso porque a ocupação ainda segue na escola que agora está dividida.
De um lado pais, que ocuparam o Cristovão para forçar e reinício das aulas, do outro os alunos, que seguem ocupando o local como forma de protesto por melhores condições de ensino. Na manhã desta quarta-feira, os alunos que queriam estudar tiveram de entrar pelo ginásio do colégio que fica exatamente do lado controlado pelos pais. A entrada principal e o lado onde fica a diretoria segue com os estudantes.
O clima no Cristovão é tenso, existem barricadas que impedem o trânsito de pessoas nos corredores. Fiscais da ocupação anotam nomes de alunos que estão estudando, mas até o momento não aconteceram agressões ou tumultos.
O número de alunos que compareceram as aulas foi pequeno, porém a aposta dos pais é de que mais estudantes venham nos próximos dias, pois muitos ainda não sabiam de reinício dos estudos.