Cerca de 50 pais estão formando uma fila para tentar uma vaga na Escola Municipal Alfredo Aveline. A cena que se repete nos últimos anos se multiplica na procura para vagas nas séries iniciais do ensino fundamental e médio em outras instituições públicas.
Algumas pessoas chegaram na fila já na manhã da quinta-feira, dia 1º, no Alfredo Aveline, e devem permanecer até o início da manhã da segunda-feira, dia 5, quando começa o processo de inscrição da rede municipal de ensino. Já na escola de tempo integral alguns parentes estão na fila desde do último final de semana.
A procura ocorre pelo alto nível de ensino da escola Aveline, que é referenciada nas avaliações do Governo Federal, sendo a melhor avaliado do Rio Grande do Sul no Enem. Além de ser a única da rede municipal a oferecer o ensino médio.
Um dos pais que procura a vaga para o ensino médio, Marcos Lopes, explica que os próprios parentes estão organizando a fila com fichas por ordem de chegada.
A Secretária de Educação de Bento Gonçalves, Ieda Luchese Gava, informa que nenhuma criança ira ficar sem escola, mas não pode garantir vaga para o colégio de preferência dos pais.
Os pais também reclamam da falta de condições mínimas nas filas, como o uso do banheiro, que foi liberado após alguns protestos. Mas, o uso ocorre somente o período de funcionamento das escolas, nos demais não está sendo permitida a entrada dos familiares.