Memória LEOUVE

Paciente é esquecido dentro de Unidade Básica de Saúde em Bento Gonçalves

Paciente é esquecido dentro de Unidade Básica de Saúde em Bento Gonçalves

Com vômito e diarreia, um jovem, 23 anos foi encaminhado para aplicação de soro na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Progresso, em Bento Gonçalves. O procedimento iniciou por volta das 10h de terça-feira, dia 28. O que ele não esperava é que o profissional responsável o esquecesse na sala até às 13h30min. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

 

Enquanto realizavam a aplicação, o paciente acabou adormecendo e acordou por volta das 12h30min, com o soro já terminado. Após o esquecimento, ainda desorientado, sem encontrar nenhum profissional na sala e com a agulha em seu braço, ele saiu caminhando e verificou que a porta da entrada do posto estava fechada.

 

Conforme o homem, havia apenas uma fila em frente ao posto para atendimento. Ao voltar para o local onde foi aplicado o soro, uma mulher, responsável pela faxina da unidade ouviu um barulho e encontrou o paciente. Ela recomendou que ele aguardasse a chegada de algum profissional assim que o posto reabrisse.

 

Por volta das 13h30min, uma auxiliar de enfermagem retirou a agulha de seu braço, que, conforme familiares, já estava inchado e com sangue voltando pelo canal onde passou o soro.

 

Segundo boletim de ocorrência, a enfermeira-chefe da UBS confirmou a falha e pediu desculpas ao paciente.