Memória LEOUVE

Opinião Formada?

Opinião Formada?

 

Ao que parece, todos nós temos alguma opinião sobre algum determinado assunto. Quando não temos alguma coisa a falar, algumas pessoas são sinceras em dizer, que não tem o que comentar. Mas, há outras pessoas que opinam sobre qualquer coisa, mesmo não sabendo do que se trata. Mas, o que é ter uma opinião?

 

Nada mais é do que expor o que se julga, como se avalia, que se dá algum juízo de valor, ou a maneira de como se encara um assunto. Pois é, o problema é que quando se pondera deveria se conhecer, preferencialmente, todos os lados de um assunto. E não sair falando sem conhecimento. Mas, não é bem assim que ocorre, não é?

 

Penso que deveríamos estudar mais para deliberar, conhecer mais antes de dar um parecer ou para escrever algum comentário. Quando leio nas redes sociais o que opinam sobre os assuntos, fico pensando em como as pessoas não entendem ou nem sabem do que estão comentando.

 

 

Considero que muitos desses textos soltos, manifestados de maneira banal, são baseados em opiniões emotivas, expõem um lado distorcido e tendencioso, desprovidas de razão.

 

 

O jeito de ver o mundo sob uma única visão, sob a ótica do “eu não mudo porque sei do que estou falando”. Isso parece tendencioso. Assim, é discutível e duvidoso ficar lendo só o que um lado está escrevendo. É preciso conhecer sempre mais de um lado, para, pelo menos se opinar com um pouco mais de certeza. E, mesmo assim, ainda podemos não ser ou estar coerentes em nossos argumentos.

 

 

Quando fico com toda essa dúvida, é preferível ficar em silêncio ou me calar, quando encontro pessoas que com suas teimosas e imutáveis opiniões.