Memória LEOUVE

Operação Viagem Segura atua nas estradas durante feriadão de Corpus Christi

Operação Viagem Segura atua nas estradas durante feriadão de Corpus Christi

A Operação Viagem Segura de Corpus Christi começou à zero hora desta quarta-feira, dia 25. Os órgãos de trânsito se mobilizam durante cinco dias para trazer mais segurança ao feriado. A 60ª edição da operação se estende até a meia-noite de domingo, dia 29. A reunião preparatória ocorreu na segunda-feira (23), na sede do DetranRS, em Porto Alegre, e contou com a presença de 12 instituições ligadas a trânsito e transporte.

 

No período de 2007 a 2015, o feriadão de Corpus Christi registrou uma média de 6,6 mortes por dia (a mesma que a geral de todos os feriados) e menor que a média dos finais de semana normais (7,4). No ano de 2015, morreram 38 pessoas durante os cinco dias da operação, 7,31% a menos do que no feriado de 2014, quando foram registradas 41 mortes. Esses dados contabilizam os óbitos após 30 dias de acompanhamento dos feridos.

 

A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da BM (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), DetranRS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na capital), Cetran/RS, EGR, Famurs, Metroplan, além de representantes da sociedade civil organizada, como, por exemplo, o Lyons, que integrou-se à operação nesta edição.

 

 

As 59 edições da Viagem Segura realizadas até agora contabilizam mais de 4,3 milhões de veículos fiscalizados e 126,5 mil testes de etilômetro aplicados. Foram registradas 685,3 mil infrações, das quais 13,3 mil autuações por embriaguez. A fiscalização também recolheu 68,6 mil veículos e 18,3 mil CNHs.