Memória LEOUVE

Operação Carne Legal combate abigeato em Vacaria

Operação Carne Legal combate abigeato em Vacaria

A Polícia Civil de Vacaria, em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e a Brigada Militar realizou mais uma edição da Operação Carne Legal nesta sexta-feira, dia 13 de maio.

 

A operação teve como objetivo prevenir os furtos abigeato comuns na Zona Rural da cidade.

 

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de vacaria, policiais da Brigada Militar e os fiscais da Vigilância Sanitária estiveram em nove locais. Foram oito mercados e supermercados e uma cozinha industrial que fornece alimentação a pomares.

 

O objetivo era encontrar carnes oriundas de abates clandestinos ou mal acondicionadas, mas nada de irregular foi localizado nos nove locais vistoriados.

 

As operações nesse sentido serão repetidas em mercados, açougues, restaurantes, cozinhas industriais e em pontos de venda de carne assada aos domingos.

 

Segundo o médico veterinário Jonas Coruja Cardoso, fiscal agropecuário que prestou apoio à Operação Carne Legal em Vacaria, existe o risco de contrair doenças decorrentes do consumo de animais abatidos clandestinamente, que podem ser divididos.

 

As doenças transmitidas por alimentos, que são ocasionadas por bactérias, vírus e fungos, causam infecções, toxiinfecções e intoxicações alimentares, muitas vezes ocasionando surtos, gerando sintomas como febres, diarreias, vômitos e até cegueira e aborto.

 

Vender alimentos impróprios ao consumo é crime previsto na Lei 8.137/90, com pena vai de dois a cinco anos.