Memória LEOUVE

Ônibus vão às ruas, mas negociação do dissídio segue em Caxias do Sul

Ônibus vão às ruas, mas negociação do dissídio segue em Caxias do Sul

O transporte coletivo vai operar nesta segunda-feira, dia 27, em Caxias do Sul. Em assembleia realizada no início da manhã por volta das 6h a maioria dos funcionários da Visate votaram favoráveis a que o trabalho fosse retomado normalmente.

 

O retorno tem uma ressalva, a proposta da empresa de reajuste salarial parcelado não agradou os trabalhadores que receberiam nesse caso 6,5% de aumento, sendo 1% em abril, 2,5% em agosto e 3% no mês de novembro. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Caxias do Sul, Tacimer Kullman da Silva, o que ficou decidido é que a Visate teria mais uma semana para melhorar os termos da negociação do dissídio.

 

“Os trabalhadores rejeitaram a proposta e deram a oportunidade para o sindicato e empresa tentarem no prazo de uma semana melhorar a proposta da empresa”, destacou.

 

Ainda segundo Kullman, um dos pontos que gerou impasse foi a possibilidade de um aumento no plano de saúde dos funcionários que dos atuais R$ 25,00 passaria para R$ 50,00. Ele ainda considerou que se o reajuste ocorresse de forma integral seria aceito pelo sindicato.

 

“Se fosse a vista o sindicato concordaria que está dentro dos padrões. Mas como foi parcelado o sindicato não concorda que é um reajuste bom, mas os trabalhadores que decidem se aceitam ou não”, explica.

 

Um dos termos da negociação entre empresa e sindicato, ainda garante que caso o preço da tarifa sofra alteração judicialmente em Caxias do Sul, o aumento seria a vista e não parcelado. O advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, João Batista Wolff, ventilou a possibilidade de que a Visate entrasse com uma ação contra a prefeitura.

 

Os ônibus deixaram as garagens da Visate por volta de 6h30min, e iniciaram o transporte de passageiros.