Memória LEOUVE

Observatório Social é instalado em Bento Gonçalves

Observatório Social é instalado em Bento Gonçalves

Desde a última quinta-feira, dia 8, Bento Gonçalves faz parte das 12 cidades gaúchas a instalarem o Observatório Social, um movimento surgido no Paraná com o objetivo de ajudar as entidades públicas na administração das compras e licitações para evitar prejuízo aos cofres públicos.

 

A oficialização da criação do observatório foi realizada em assembleia geral de constituição no auditório do bloco A do Campus da Região dos Vinhedos (Carvi) da Universidade de Caxias do Sul.

 

O observatório Social é uma entidade apartidária sustentada pela iniciativa privada e é formada por uma comissão voluntária composta por representantes de diversas entidades e empresas. O grupo agirá no monitoramento da gestão pública numa atuação preventiva e pró ativa, em busca da qualidade na aplicação dos recursos e na sustentabilidade do setor público em defesa da transparência. No Brasil o observatório está presente em 17 estados além do Distrito Federal.

 

Eleito presidente durante o encontro, Daniel Amádio, destaca a importância do trabalho que será feito pela entidade “sabe-se muito bem que muitas dessas compras muitas vezes estão irregulares, estão com algum erro ou com alguma informação desencontrada e que acabam gerando prejuízo pros cofres públicos então o observatório entra em campo nessa hora, justamente pra buscar essa compra, essa licitação, dar uma olhada nela, analisar, vê se encontra alguma divergência, mesmo na questão de preço de mercado de quantidade, na questão de metragens erradas e com isso orientar a prefeitura a fazer a correção da mesma” ressalta.

 

O Observatório Social terá a participação de empresários, lideranças, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, desejam se dedicar à causa da justiça social, e tem a previsão de apresentar os primeiros resultados ainda no primeiro semestre de 2017, com prestação de contas à sociedade a cada quatro meses.

 

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Sustentabilidade, e atual presidente do CIC, Laudir Picoli fala da necessidade de as entidades unirem forças no auxílio ao poder público “desde o primeiro momento eu percebi que foi muito bem vindo e bem recebido a ideia do Observatório Social, para dar o apoio aos funcionários do poder público, para o prefeito e o Legislativo. Eu acho que é unidos dessa forma que nós conseguimos chegar no objetivo maior e ter resultado que todos nós merecemos” destaca.

 

DIRETORIA OSBG

Presidente – Daniel Amadio (Presidente Sindilojas BG)

Vice-presidente para Assuntos de Cidadania Fiscal – Antônio Carlos Paludo (presidente da Apescont BG)

Vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Sustentabilidade – Laudir Miguel Piccoli (presidente do CIC BG)

Vice-presidente para Assuntos de Voluntariado, Capacitação, Controle Social e Metodologia – Simone Taffarel Ferreira (UCS)

Vice-presidente para Assuntos de Gestão – Marcos Beltrami (delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade do RS)

Vice-presidente para Assuntos de Comunicação e Indicadores – Lucas Sartoretto (Cooperativa de Crédito Serrana Sicredi)

 

 

Conselho Fiscal

Titulares:

Andrey Arcari (presidente da Ascon Vinhedos)

Elton Gialdi (presidente do Consepro)

Marco Schabbach (Cooperativa de Crédito Sicoob Meriodional)

 

 

Suplentes:

Luciano Tessaro (Cooperativa de Crédito Serrana – Sicredi)

Rogério Spiller (CDL BG)

Cleber Dalla Colletta (Ordem dos Advogados do Brasil – OAB)