A população de Bento Gonçalves terá se apelo atendido pelo poder público. A Praça Aquyles Mincarone, ou praça São Bento como é conhecida, teve homologada, na última quarta-feira, dia 1°, a licitação que determina a contratação da empresa que irá construir os banheiros públicos do local, e deve ter as obras iniciadas ainda neste mês.
Os banheiros públicos são uma demanda antiga dos moradores e da população por conta da demanda de pessoas que ocupam a praça nos finais de semana para lazer e visitação. A empresa vencedora da licitação foi a Febeal Construtora Ltda ME.
Criado pela arquiteta Eliana Romagna, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) do município, o projeto conta com um banheiro feminino que possuirá um hall de entrada, dois lavatórios e dois espaços de sanitários, e o masculino que também possuirá um hall, dois lavatórios, ambos com um sanitário para deficientes físicos. Além dos dois locais, será implantado ainda um fraldário independente com lavatório e piso tátil para deficientes visuais.
A construção terá custo estimado de R$ 86.354,65. Os banheiros terão 320 m² e ficarão localizados entre a guarita e o Monumento do Imigrante.
O projeto foi elaborado em cima de um estudo da tipologia da praça, idealizando a igreja São Bento, o Monumento do Imigrante e a circulação das pessoas pelo local. "Existe uma referência muito grande, uma vez que a praça é bem temática. Precisávamos construir algo que fosse um banheiro público, mas não tivesse essa impressão, e que lembrasse uma escultura", afirma a arquiteta.
A estrutura do banheiro será montada em concreto moldado in loco, as paredes serão de tijolos furados e a cobertura será de laje impermeabilizante com manta asfáltica. Já as esquadrias serão de ferro com pintura texturizada em aço corten. “O local contará com iluminação e ventilação interna para que não seja necessária manutenção e não haja depredação do patrimônio público”, complementa o secretário Municipal de Governo, Enio de Paris.