Memória LEOUVE

O Índio e os botocudos

O Índio e os botocudos

Definitivamente, a verdade parece mesmo que perdeu o valor. A gente não se guia mais pelos fatos, mas pelo que a gente escolhe e quer acreditar que seja a verdade.

 

Essa é a síntese do que os sábios do nosso tempo chamam de pós-verdade, quando os fatos importam menos do que aquilo que as pessoas escolhem acreditar, tempos em que a verdade foi substituída pelo que parece ser verdade.

 

E essa ideia é simples e fácil de entender, e mostra que a política rompeu definitivamente com a verdade dos fatos e passa a se valer de outros recursos, notícias falsas, fatos alternativas e mentiras, pra conquistar corações e mentes nas ruas e nas redes sociais.

 

Pois isso me veio direto na cabeça depois que os nobres senadores da nossa república de bananas elegeram Eunício Oliveira pra comandar o Senado Federal.

 

E a ideia que não me saiu mais da cabeça é que perdemos o mínimo que nos restava de vergonha na cara e cada vez fica mais evidente que os corruptos não só continuam no poder como estão ainda mais fortes.

 

Pois o cara já foi delatado diversas vezes na Lava-jato, é acusado de embolsar mais de dois milhões de reais da Odebrecht pra ajudar a aprovar uma Medida Provisória e aparece na famosa lista da empreiteira com o apelido de Índio.

 

Pra quem não sabe, o Índio é o segundo senador mais rico no do planalto central, com um patrimônio de mais de cem milhões de reais, e boa parte dessa fortuna foi conquistada em negócios com o governo federal enquanto ele exercia funções públicas. Desde que ele virou senador, em 2010, o patrimônio dele simplesmente triplicou.

 

E olha que ele não tá sozinho. Hoje, o também acusado de corrupção Rodrigo Maia, o botafogo na lista da empreiteira, vai ser reconduzido a presidência da Câmara dos Deputados.

 

Pois o Índio e o Botafogo vão comandar o Poder Legislativo do país nos próximos dois anos, e serão eles os homens responsáveis por substituir o temerário presidente, que por sinal é delatado mais de 40 vezes na Lava-jato e também tem apelido na famosa lista.

 

Mas tudo isso parece não importar mais.

 

 

E enquanto os caciques deste verdadeiro governo de corruptos riem da nossa cara, nós, os botocudos, seguimos em frente, aceitando esse escárnio e essa empulhação como se fosse a coisa mais normal na aldeia.