Memória LEOUVE

O bem vindo Centro de Convívio Infantil

O bem vindo Centro de Convívio Infantil

Parabéns prefeito Guilherme Pasin e equipe. Embora nossa vocação original – digo nossa, da mídia e do jornalismo que se julga sóbrio- seja a crítica, seja encontrar o ponto de ferrugem na engrenagem que parece perfeita e inoxidável, vez por outra é preciso aplaudir e reconhecer.

A inauguração do espaço originalmente concebido para ser o Lar das Meninas e no sábado aberto sob o nome e a função de Centro de Convivência Infantil, é um passo adiante neste terreno pantanoso da administração pública, ainda mais quando envolvidas forças da comunidade que nem sempre estão interessadas apenas em andar para a frente, posto que existem variáveis como a vaidade e o interesse privado envolvidos. É preciso reconhecer que a ideia original, de um Lar das Meninas, fosse digno e merecesse apoio incondicional. Mas os tempos mudam, as necessidades também – está aí o Estádio Montanha dos Vinhedos, concebido no tempo do Brasil Gigante dos anos 70 e concluído no século XXI, tempo de arenas modernas e compactas.

Pois se a lei já não permite o abrigo de menores longe do convívio familiar (o antigo Patronato, hoje Abraçaí é exemplo concreto) se a premência no município hoje é por atendimento a crianças em idade pré-escolar, não haveria como se deixar um prédio imponente como aquele vazio por mais tempo. Já se vão sete anos desde a sua inauguração. O município com carência enorme de vagas para a educação infantil e discutia-se o sexo dos anjos. Claro, estou tomando atalhos e a ideia não é ofender ninguém. Mas é certo que a discussão não deveria ter tomado tanto tempo.

Governar é fazer escolhas e, normalmente, nos regimes democráticos as escolhas se dão pela maioria. Princípio este corroborado quando há uma chance de segundo turno, sobretudo.

Mas, fazer escolhas pressupõe agradar a uns e contrariar o interesse de outros. Muitas vezes a medida adotada pelo governante pode ser dura e impopular, mas com o correr do tempo se mostrará correta. Antes correr o risco do insucesso do que ficar paralisado pelo medo. Neste caso do Centro de Convivência Infantil o risco inexiste. São 30 crianças atendidas no momento, mas a capacidade é para 200. A preferência é de criança residentes nos bairros de toda a zona compreendida pelos bairros: Progresso, Universitário, São João, Maria Goretti, São Vendelino e Borgo.

Cabe destacar a importância do Rotary Club na edificação e na dotação de móveis para o prédio. Há algo semelhante acontecendo no Bairro Santo Antão e arredores com a Fundação Abraçaí. Recentemente a municipalidade inaugurou escoa infantil no bairro São Roque. Dar atenção às crianças é dividir o trabalho de educação com os pais e permitir-lhes buscar o sustento da família com tranquilidade. Cuidar das crianças hoje é a garantida de adultos saudáveis amanhã. É preciso ousar mais e continuar investindo.

Portanto, reitero, parabéns ao prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin e sua equipe.