Memória LEOUVE

Novos prédios terão medidores individuais de água em cinco anos

Novos prédios terão medidores individuais de água em cinco anos

A medição individualizada de água em novos condomínios será obrigatória a partir de 2021, A definição ocorreu ontem, depois que o presidente interino Michel Temer sancionou sem vetos a lei que obriga os prédios a adotar padrões de sustentabilidade. A ausência dos relógios individuais para medir o consumo de água é um dos principais problemas registrados em empreendimentos da faixa mais popular do programa governamental Minha Casa Minha Vida.

 

De acordo com a Lei 13.312, que altera uma legislação específica que trata do saneamento básico, as novas edificações condominiais serão obrigadas a incluir em suas construções hidrômetros capazes de medir individualmente o consumo hídrico. Atualmente, a maioria de condomínios dispõe apenas uma medição coletiva, e o valor cobrado nem sempre corresponde ao que os moradores de cada apartamento realmente consumiram.

 

Segundo o governo, a medida tem o objetivo de “aprimorar a sustentabilidade ambiental” e “fazer justiça àqueles que economizam a água do planeta”.

 

 

Aprovado no último dia 22 de junho, o projeto de lei foi proposto em 2011 pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). A sanção de Temer foi publicada nesta terça-feira, dia 12.