Memória LEOUVE

Novidades na área dermatológica

Novidades na área dermatológica

Rádio frequência focada e indução percutânea de colágeno com agulhas, novidades na área dermatológica, assuntos do Consultório Médico. Nossa convidada é a médica dermatologista, Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e membro do corpo clínico do Hospital Centro Médico de Campionas/SP.

IPCA (Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas) Essa técnica, também conhecida como microagulhamento, estimula a formação de colágeno e contribui para o rejuvenescimento da pele, além de tratar cicatrizes de acne, flacidez, marcas de expressão, melasma, leucodermias solares, entre outros problemas de pele.

Um pequeno aparelho com centenas de microagulhas em aço cirúrgico, estéreis, dispostas em um cilindro apropriado é passado várias vezes no local desejado. As microagulhas então penetram na pele, fazendo com que as células reajam e liberem fatores de crescimento.

Este procedimento só deve ser realizado por médico especializado e capacitado, pois exige muito conhecimento de pele”, explica a médica dermatologista Christiana Blattner, de Campinas.

Além do rejuvenescimento e as indicações já citadas, o procedimento também é usado no tratamento de queloides, estrias, cicatrizes hipertróficas, pois consegue atingir as camadas profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e a formação de novo tecido, minimizando as cicatrizes e melhorando sua textura.

Procedimentos pouco invasivos, que não atrapalham as atividades diárias, mas que agem em profundidade, em geral, são os que mais têm chamado atenção nos consultórios dermatológicos. Essa tendência, que é mundial, ganha força com mais uma tecnologia, a radiofrequência focada, que pode ser usada para remodelação corporal, flacidez da pele e rejuvenescimento facial.

O equipamento é utilizado para tratar a gordura localizada e flacidez ao mesmo tempo. Quanto mais tempo a gordura estiver no corpo, maior deve ser a intensidade do equipamento”, afirma a dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A radiofrequência focada, explica a Dra. Christiana, foca com mais profundidade no ponto a ser tratado, atingindo ainda mais profundamente as camadas da pele.