Memória LEOUVE

No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias

No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias
No dia da mulher, mulheres marcham contra a reforma da previdência em Caxias

O Dia Internacional da Mulher está sendo marcado por protestos em todo o país. Em Caxias do Sul, cerca de 100 pessoas realizaram uma caminhada contra a reforma da previdência proposta pelo governo. A manifestação foi organizada pelas mulheres e faz parte de uma série de atividades propostas para a data.

 

Com cartazes pedindo igualdade entre homens e mulheres e criticando a reforma da previdência, o ato iniciou com concentração na Praça Dante Alighieri às 10h. A partir das 11h, as mulheres realizaram uma marcha em direção ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na rua Visconde de Pelotas.

 

A mobilização, segundo Fabíola Papini, membro da Marcha Mundial das Mulheres, tem como principal objetivo chamar a atenção para a retirada de direitos das mulheres, mas propõe um novo modelo de sociedade. “A reforma da previdência é uma pauta central, mas também defendemos uma sociedade sem violência contra a mulher. O nosso feminismo dialoga com um projeto de sociedade onde homens e mulheres possam construir outras relações sem a exploração do trabalho feminino, que muitas vezes é invisibilizado”, explica

 

Após a caminhada, as mulheres se concentraram em frente ao INSS. No período da tarde, as mulheres retomam as atividades às 15h30min, quando haverá, na Praça Dante, uma “Aula Pública sobre a Reforma da Previdência e o Impacto na Vida das Mulheres”. Todas as atividades são abertas ao público.