Memória LEOUVE

Narizes de palhaço voltam à Câmara em Bento

Narizes de palhaço voltam à Câmara em Bento

“Se educação é cara, experimente a ignorância”

 

 

A frase acima estava inscrita num dos mais de dez cartazes levados por professores e pais de alunos da escola Alfredo Aveline presentes à Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira.

 

 

A mobilização ainda diz respeito à decisão unilateral – segundo pais e mestres – da direção e da Secretaria de Educação do Município, de encerrar o ensino médio noturno do educandário.

 

Além dos cartazes muitas pessoas ostentavam um nariz de palhaço vermelho no rosto – protesto visto com muita frequência no último ano do governo do PT em Bento Gonçalves.

 

A decisão de irem à Câmara, foi tomada após reunião realizada na semana passada na Associação de Moradores do bairro Borgo, à qual representantes da direção da escola e da Secretaria de Educação do Município estavam convidados mas não se fizeram representar. A vereadora Neilene Lunelli, que vem tomando frente na mobilização, novamente, denunciou não ter existido falta de interesse da comunidade em buscar vagas. Ela utiliza o testemunho da funcionária da escola, Anita de Souza, segundo a qual, ela e seus colegas eram induzidos a informar que não havia vagas a quem buscasse se matricular na escola. Em tom desafiador disse que em havendo o anúncio da retomada das matrículas, logo haveria filas de interessados para preenchê-las.

 

Leozinho do Bem

 

O ex-secretário de Finanças e contador, Marcos Fracalossi ocupou a tribuna para promover o projeto “Leãozinho do Bem”. “Venho com o intuito de desmistificar a destinação de parte do Imposto de Renda para entidades locais”. Ele explica que tudo depende apenas da vontade do contribuinte sem onerá-lo em nada. A pessoa física pode destinar seis por cento do seu IR ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Isto vale para quem declara pelo formulário completo. Empresas que declaram pelo lucro real podem destinar um por cento do imposto total devido. Estes recursos ficam em conta do município e serão destinados a entidades municipais que trabalham com crianças e adolescentes.

 

Há um grupo de aproximadamente 20 pessoas engajadas no projeto e a doação deve ser feita através de cheque até o último dia útil do ano. A instituição financeira Sicoob está se prontificando a segurar o cheque do doador até o dia 30 de abril, que é data final para pagamento. Pessoas que tenham impostos a restituir poderão receber a restituição acrescida do valor que tenham doado caso não precisem pagar o imposto.

 

Segundo Fracalossi Bento Gonçalves tem muitas empresas e pessoas com capacidade para doar e o valor pouco importa “pode ser dez reais ou cinco mil, pois este é o ano para semear o projeto. E é importante frisar que a pessoas ou empresa não terão qualquer ônus com este gesto”, reforçou antes de deixar a tribuna.

 

Pelos cálculos do grupo este ano poderiam ter sido doados três milhões, quando foram destinados menos de 300 mil reais. A diferença foi para Brasília. Mais informações pelo endereço eletrônico www.leaozinhodobem.com.br

 

 

Vereadores de branco

 

A maioria dos vereadores presentes à sessão vestiu uma camiseta alusiva a uma data que se celebra nesta terça-feira, 6. Trata-se do dia Internacional da Mobilização Da Não Violência Contra a Mulher. O Centro Revivi é quem está difundindo a data no município

 

Dos quatro projetos previstos para entrarem em pauta, apenas dois foram lidos. A vereadora Mauren Peliciolli, autora do projeto que previa a proibição de doação de animais por meio de sorteios, solicitou o arquivamento do mesmo. Prometeu encaminhá-lo como indicação ao Executivo para que este seja o autor da proposição de lei

Já a proposta do vereador Carlos Pozza  denominando como Angela Bertarello Cavalet uma rua do distrito de São Pedro, foi aprovada por unanimidade.

 

Nova sessão ordinária da Câmara ocorre nesta quarta-feira a partir das 18 horas.