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O autônomo Carlos Alberto Silva evita dirigir no trecho da rua Saldanha Marinho nas proximidades com a Barão do Rio Branco, no centro de Bento Gonçalves, nos horários de pico. Quando precisa passar pelo local, ele acaba optando por horários alternativos. No trecho, o fluxo de veículos fica lento, principalmente nos finais de tarde e em dias de chuva. Para fugir do congestionamento, outra saída encontrada por ele, quando possível, é a utilização de outras rotas.

 

O fluxo intenso de veículos é considerado também como um problema da área pelo haitiano Juliano Ahieain, que trabalha em um hotel próximo ao cruzamento. Segundo ele, durante as manhãs, o trânsito é tranquilo no trecho, mas, pela tarde, fica complicado até para os pedestres, mesmo com a sinaleira instalada no cruzamento. “Quando a gente quer passar, motorista não deixa passar, não para”, reclama.

 

A falta de educação dos condutores também é percebida no trecho pelo engenheiro eletricista Marcelo Boakowicz. No que se refere ao congestionamento, ele acredita que um maior investimento em transporte público poderia ser uma saída. “A gente tem muito veículo e pouca rua”, avalia.

 

Para o gestor em mobilidade e ex-secretário de Mobilidade Urbana Mauro Moro, o transporte coletivo precisa ser considerado uma prioridade pelo poder público. A passagem integrada é uma das alternativas apontadas por ele, com a transformação de alguns pontos de ônibus em terminais rodoviários.

 

“Que as pessoas pudessem ter direcionamento até esses locais, através de veículos menores, até de micro-ônibus e, ali sim, com passagem integrada, poder se deslocar em qualquer ponto dos bairros do município interligados por esses terminais de ônibus”, sugere.

 

Uma opção no que se refere à mobilidade, para evitar o conflito na Barão do Rio Branco com a Saldanha Marinha, seria a criação de um sistema que permitisse a conversão à esquerda na rua Cândido Costa, para quem vem da Barão do Rio Branco, eliminando a necessidade de utilizar o cruzamento para quem deseja ingressar na Via del Vino. Para evitar transtornos com a medida, ele defende a adoção de mão inglesa no trecho da Cândido Costa entre a Barão do Rio Branco e a Via del Vino.

 

Neste modelo, a Cândido Costa, a Doutor Antunes, a Barão do Rio Branco e a Via del Vino se tornariam uma espécie de rotatória, eliminando em parte o fluxo de veículos no cruzamento da Barão com a Saldanha.

 

Expectativa é de que melhorias no trânsito aconteçam até o final de julho

 

A prefeitura ainda não tem uma definição do que exatamente será feito neste trecho para resolver o problema. De acordo com o atual secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, a expectativa é que se faça uma reengenharia no centro após o término do trabalho de reforma de calçadas e a realocação dos ônibus que hoje recolhem passageiros em frente ao shopping Bento para a parada da Júlio de Castilhos.

 

O secretário acredita que algumas melhorias devam ser sentidas por quem trafega por esses pontos centrais até o final do mês de julho.