O Dia Internacional da Mulher deve ser marcado pela mobilização contra a reforma da previdência em Caxias do Sul. As atividades iniciam às 8h da manhã, com pronunciamento na Tribuna Livre durante o Grande Expediente na Câmara de Vereadores.
A partir das 10h, o coletivo de mulheres segue para a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade, para a caminhada contra a Reforma da Previdência. As manifestantes devem seguir até o nstituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na rua Visconde de Pelotas.
No período da tarde, as mulheres retomam as atividades às 15h30min, quando haverá, na Praça Dante, uma “Aula Pública sobre a Reforma da Previdência e o Impacto na Vida das Mulheres”.
A mobilização, segundo Fabíola Papini, membro da Marcha Mundial das Mulheres, se deve à gravidade dos prejuízos que a reforma proposta pelo governo trará a todos os trabalhadores, especialmente os mais pobres. “As mulheres serão ainda mais penalizadas, pois exercem trabalhos mais precarizados, além de ficarem mais tempo fora do mercado de trabalho formal, uma vez que são as que mais se responsabilizam pelo trabalho doméstico e de cuidados (crianças, idoso, deficientes) – o que hoje já dificulta seu acesso à aposentadoria e aos direitos previdenciários. Vale destacar que dentre as mulheres, as negras são as maiores vítimas”, argumenta.
Todas as atividades são abertas ao público.