Memória LEOUVE

MPF vai investigar suposta discriminação de prefeito de Caxias

MPF vai investigar suposta discriminação de prefeito de Caxias

No dia em que anunciou que não vai disputar a reeleição à prefeitura de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho recebeu a notícia de que será investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar supostas declarações com teor de discriminação racial contra imigrantes negros dadas pelo prefeito a um jornal da cidade.

 

O MPF instaurou um inquérito para averiguar o caso nesta sexta-feira, dia 6. Barbosa Velho teria se referido aos imigrantes senegaleses e haitianos como “bando de imigrantes” ao avaliar a falta de estrutura dos municípios que receberam as últimas ondas de imigração.

 

De acordo com o MPF, o prefeito deverá explicar o teor de suas afirmações. NO entendimento do procurador da República Fabiano Moraes, a utilização do termo “bando” teria conotação pejorativa e seria considerada inadequada As exigências do cargo de prefeito.

 

Em um documento enviado ao prefeito, Moraes escreve que o município, o Estado e a União têm o dever de “prover trabalho, educação, saúde e moradia, bem como todas as demais necessidades básicas, visando a dignidade e o bem-estar de toda a população, sejam ou não estrangeiros, conforme os princípios constitucionais consagrados.

 

Durante a entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira para anunciar que não será candidato, o prefeito de Caxias repudiou as acusações e lembrou que foi pessoalmente a Brasília providenciar passaportes aos imigrantes.