Memória LEOUVE

MP da ultimato para construção de novo presídio em Bento

MP da ultimato para construção de novo presídio em Bento

"MP

O Ministério Público deu um prazo de cinco dias, a contar desta sexta-feira, para que a Superintendência de Serviços Penitenciários – Susepe – dê um retorno sobre a possível construção de um novo Presídio em Bento Gonçalves. O projeto está orçado em R$ 15 milhões.  O promotor Gilson Medeiros esteve reunido ainda na quinta-feira com dirigentes da Susepe. Em entrevista à RSCOM, o promotor destacou que caso não haja um posicionamento oficial por parte da Susepe, após terminado o prazo, será então movida uma ação judicial contra o Estado, já que a situação de Bento é considerada grave.

 

A polêmica sobre a construção de um novo presídio de Bento Gonçalves já se estende há anos. Chegou a ser liberada uma verba e definido o local para a construção da nova casa prisional. Porém, devido a uma ação judicial de uma entidade ligada ao Turismo, a Casa de Detenção não foi construída no local onde havia sido definido (Caminhos de Pedra). Desta maneira, a verba acabou sendo perdida, por ausência de um projeto alternativo.

 

Nesta sexta-feira, o promotor Gilson, juntamente com a juíza da Vara de Execuções Criminais Fernanda Ghiringhelli de Azevedo e membros da corregedoria da Susepe realizaram uma inspeção no Presídio.

 

Confira a entrevista com o promotor Gilson

{audio}images/arquivos/audios/diego.franzen/MINISTERIO PUBLICO DA PRAZO A SUSEPE PARA LEVANTAR VERBA PARA CONSTRUCAO DE NOVO PRESIDIO – DIEGO FRANZEN.mp3{/audio}