Memória LEOUVE

Mortes por câncer de mama caíram 24% em Caxias do Sul

Mortes por câncer de mama caíram 24% em Caxias do Sul

O número de mortes em decorrência do câncer de mama caiu 24% em Caxias do Sul no ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 14, pelo Programa Municipal de Combate ao Câncer de Mama (Vigimama), que trabalha na prevenção da doença.

 

Segundo o médico ginecologista e coordenador do Programa Vigimama, Dino De Lorenzi, em 2015 ocorreram 44 óbitos por câncer de mama entre mulheres residentes em Caxias do Sul. Em 2014, foram 58 mortes, indicando uma queda de 24% da mortalidade em decorrência desse tipo de câncer no município em um ano. "Esse é um dado de um ano para o outro, então não pode ser considerado uma tendência. Mesmo assim, é importante registrar essa redução porque a gente vem trabalhando na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama aqui na cidade", declara Lorenzi.

 

Entre julho de 2007 e junho de 2016, o Programa Vigimama possui registro de 974 casos suspeitos de câncer de mama na rede do Sistema Único de Saúde. Destes, a doença foi confirmada em 375 pacientes, o que representa 38,5% dos casos inicialmente suspeitos. 

 

Mamografia aos 40 anos

 

Das pacientes confirmadas com câncer de mama e acompanhadas pelo Programa Vigimama, 244 tinham mais de 50 anos e 131 menos de 50 anos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, isso reforça a recomendação do programa Vigimama, que orienta a realização de mamografias a partir dos 40 anos e não dos 50 anos, como proposto pelo Ministério da Saúde.

 

Os dados comprovam a importância da orientação. Das 150 mortes por câncer de mama registradas em Caxias nos últimos três anos, 25 casos eram de mulheres com menos de 50 anos. 

 

Nesse mesmo período, os dados apontam que 49,3% das mulheres eram pacientes do SUS e 50,7% da rede privada de saúde.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. Conforme as estimativas de incidência de câncer, é a neoplasia feminina mais incidente no país, com 57.120 casos estimados até o final de 2015. Na região Sul são esperados 71 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Na próxima segunda-feira, dia 18, a Secretaria de Saúde realiza uma ação social alusiva ao Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama, celebrado nesta mesma data.  Durante o evento, serão distribuídos materiais informativos e haverá agendamento de mamografias. As atividades ocorrem em frente ao Hospital Pompéia, das 09h às 17h, e são abertas à comunidade.