Memória LEOUVE

Morte de homem arredonda para 150 o número de assassinatos em 2016

Morte de homem arredonda para 150 o número de assassinatos em 2016

Quinze dias após o encerramento do ano mais violento da história de Caxias do Sul, o ano de 2016 segue fazendo vítimas.

 

Na contagem oficial ao término do ano, foram 149 mortos de forma violenta durante todo o período, mas um dos casos de violência teve o seu desfecho somente na madrugada deste domingo, dia 15, com a morte de uma vítima de uma tentativa de homicídio praticada ainda no ano passado.

 

 

Henrique dos Santos Macedo, 30 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada deste domingo, no Hospital Pompéia. Pelo código penal o crime se dá no momento da ação ou omissão ainda que o resultado aconteça em outro momento.

 

Henrique era morador do Loteamento Vale da Esperança e estava internado no hospital Pompéia desde de que foi baleado após sair de uma casa noturna no final da madrugada do sábado, dia 10 de dezembro de 2016. Ele ficou internado em estado grave por 35 dias.

 

Das 150 pessoas mortas violentamente em 2016, 92 já tinham algum tipo de passagem pela polícia. Sem nenhum envolvimento em crimes ou registro policial morreram 58 pessoas.

 

Ainda em relação as mortes do ano passado, dezesseis mortes estão relacionadas em confronto com a polícia, cinco feminicídios e sete latrocínios.

 

O bairro Vila Ipê, zona norte da cidade, é onde mais teve mortes violenta em Caxias. Total de 11 homicídios. Em segundo lugar vem o Reolon com oito mortes. Na sequência vem o Planalto com sete, mesmo número de mortes que na Zona do Cemitério.

 

Para quem pensa que apenas a área urbana da cidade convive com a violência, alguns números mostram que o interior também vem contribuindo para o aumento nos números. Alguns crimes também foram registrados em Fazenda Souza, Terceira Légua, Vila Oliva, Linha 40 e São Brás.

 

Lembrando que o maior período sem mortes do ano passado durou 23 dias. Foi do dia 6 de dezembro até o dia 1º de janeiro. Em 2017 já são seis mortes violentas até agora. 

 

Números de 2016

 

Janeiro – 9

Fevereito – 8

Março – 9

Abril – 11

Maio – 11

Junho – 12

Julho – 11

Agosto – 18

Setembro – 11

Outubro – 25

Novembro – 16

Dezembro 10