Memória LEOUVE

Morte de 50 pessoas é considerada maior tragédia provocada por atirador nos EUA

Morte de 50 pessoas é considerada maior tragédia provocada por atirador nos EUA

Cerca de 50 pessoas foram mortas e pelo menos 53 ficaram feridas por um atirador na boate Pulse, em Orlando, no estado da Flórida (EUA), na madrugada deste domingo, dia 12. De acordo com o balanço divulgado pelo presidente da câmara da cidade, esta é a maior tragédia provocada por um atirador nos Estados Unidos. Além dos mortos, o atentado deixou pelo menos 53 feridos.

 

Levando-se em conta o número de mortos, a tragédia na boate Pulse só perde para os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, quando aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas de Nova York, e é maior que o atentado ocorrido na Universidade Virginia Tech, em 2007, que deixou 32 mortos. 

 

Conforme a polícia de Orlando, por volta das 2h (horário local), o atirador, identificado como Omar S. Mateen, americano de origem afegã, fez reféns na boate e matou aleatoriamente os frequentadores do local. A polícia invadiu o estabelecimento e o sequestrador foi morto durante uma troca de tiros.

 

A polícia ainda não divulgou as reais motivações do atirador, mas trata o caso como um atentado terrorista. era natural da cidade de Porto St. Lucie, na Flórida, e filho de paquistaneses. Tinha 29 anos, trabalhava como guarda de segurança e era cidadão norte-americano. O governador da Flórida, Rick Scott, disse, em entrevista, que ainda não é possível determinar com certeza a causa do ataque. Autoridades policiais, no entanto, mantêm a versão de que Mateen era um fanático que agiu inspirado na ideologia islâmica radical.