Memória LEOUVE

Morre um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento

Morre um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento

Faleceu por volta das 7h desta quarta-feira, 27, em Bento Gonçalves, aos 80 anos, o sindicalista Valdemiro Orso. Muito conhecido no meio sindical, Orso foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME) e presidiu a entidade por dez anos, de 1970 a 1980. Entre outros cargos, também nos anos 80, foi presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos. 

 

Para o diretor administrativo do STIMMME, Nélson Menegotto, a trajetória de Valdemiro Orso foi de suma importância para o movimento sindical, um defensor das causas da categoria.

 

– Para nós, metalúrgicos, Valdemiro Orso foi uma pessoa que deu origem a nossa associação dos metalúrgicos de Bento Gonçalves, em 1967. Orso teve uma trajetória muito importante para o movimento sindical, não só para o município, mas também para Estado, Brasil e exterior, inclusive. Ele sempre buscou defender as causas trabalhistas, da categoria mais organizada do país, que é a metal mecânica e metalúrgica. Orso foi o segundo presidente do nosso sindicato, foi presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, por doze anos, foi juiz classista da Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho,  diretor da Confederação Nacional dos Metalúgicos, com sede em Brasília e diretor da Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, com sede em Viena, na Áustria. Foi um grande líder, uma pessoa que sempre procurou fazer seu trabalho sério, da melhor forma possível. Certamente, deixou boas pessoas para continuar a trajetória dele – disse.

 

O sepultamento de Valdemiro Orso está marcado para às 9h desta quinta-feira, 28, no Cemitério Público Municipal de Bento Gonçalves.
 

Ouça a matéria em áudio:

{audio}images/arquivos/audios/jean.prado/Junho/Morre aos 80 anos o sindicalista Valdemiro Orso.mp3{/audio}