Memória LEOUVE

Moradores do bairro Jardim Eldorado voltam a sentir tremores de terra

Moradores do bairro Jardim Eldorado voltam a sentir tremores de terra

 

 

Moradores do bairro Jardim Eldorado, zona norte de Caxias do Sul, voltaram a sentir tremores de terra na região. Segundo relatos de leitores do Portal Leouve e ouvintes da Rádio Viva 94,5 FM, foram pelo menos seis fortes abalos em menos de 24 horas.

A reportagem foi até a rua Alfredo Gomes Falcão, bairro Jardim Eldorado, na noite desta terça-feira, dia 10, e conversou com o casal Joice Pinheiro e Tiago Finardi, que estavam em casa quando sentiram o forte estrondo por volta das 20h50min.

Conforme Joice o fenômeno das últimas horas foi o mais forte sentido até hoje. "Ontem foram vários tremores, o de hoje foi praticamente no mesmo horário da segunda-feira, só que mais fraco, mas mesmo assim a gente sai para a rua. Os vizinhos também ficam apavorados.

De acordo com Tiago as coisas dentro de casa tremem e, o fato de morarem em um apartamento dobra a sensação do abalo. "É uma coisa inexplicável, só estando pra ver o que realmente acontece. Ligamos para os bombeiros, mas eles dizem que não tem o que fazer quando isso ocorre", conta.

Não é de hoje que os moradores dos bairros Serrano, Ana Rech, Jardim Eldorado, Santa Fé, Nossa Senhora da Saúde, Vila Maestra e outros, reclamam deste abalos. Em 2014 um tremor de 3,6 graus da escala Richter de intensidade foi detectado pela estação de monitoramento instalada em Canela.

As informações dos novos abalos poderão ser calculada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo.

 

 

Orientação:

A orientação do Corpo de Bombeiros nestes casos, de acordo com o sargento Heron, é de que as pessoas primeiramente tenham calma e que os bombeiros só irão atender o chamado caso haja fissuras ou rachaduras nas residências. "Já foram feitos vários levantamentos técnicos que comprovam que não há motivos para preocupação. Já conhecemos o caso de outros anos quando houve o fenômeno, mas estamos atentos para todos os casos que chegarem até nós", tranquiliza.

 

O telefone do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul é 193, a ligação é gratuita.