Memória LEOUVE

Ministro defende revisão no Bolsa Família durante reunião na CIC

Ministro defende revisão no Bolsa Família durante reunião na CIC

O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra foi convidado da reunião-almoço desta segunda-feira, dia 31, na Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

 

Osmar Terra começou seu discurso atacando o governo Dilma Rousseff, que de acordo com ele promoveu uma “gastança” sem controle do dinheiro público. Ele citou como exemplo o programa social Bolsa Família, que muitas vezes acaba destinando recursos para pessoas que não precisam dele.

 

“Estamos fazendo com que o programa seja efetivamente para quem precisa dele. Esse é um programa para as famílias mais frágeis e vulneráveis. Estamos voltados para que haja uma depuração daqueles que não precisam em benefício dos que precisam. Também trabalhamos para que as famílias tenham autonomia, que não fiquem eternamente dependendo do programa”, destaca.

 

Para o ministro é vital a participação dos prefeitos na geração de empregos e consequentemente na redução de beneficiários do Bolsa Família. 

 

“O prefeito é a peça chave no processo de geração de emprego e renda no município. O  Bolsa Família deve ser um processo dinâmico que elas possam sair da condição de dependentes, para uma condição de autonomia com renda, emprego e microempreendimento”, explica.

 

Outro ponto destacado por Terra foi referente a famílias de baixa renda que atuam na agricultura familiar. Para garantir que estes agricultores sigam no campo o ministério está comprando a produção e repassando para asilos, creches entre outras entidades. Um acordo também foi firmado com o exército para que a compra de alimentos seja feita destes produtores e não de grandes conglomerados de ramo alimentício.