Memória LEOUVE

Ministério Público do Trabalho realiza operação no Hospital da Unimed, em Caxias

Ministério Público do Trabalho realiza operação no Hospital da Unimed, em Caxias

O Ministério Público do Trabalho realizou nesta terça-feira, dia 16, a segunda operação da força-tarefa de adequação das condições de saúde e segurança no trabalho em hospitais no Rio Grande do Sul. Desta vez, o trabalho de fiscalização está sendo realizado no Hospital da Unimed, localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias. Na primeira operação, o alvo dos trabalhos foi o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.

 

Conforme a assessoria do Ministério Público do Trabalho, o objetivo da ação é investigar as condições de saúde e de segurança dos trabalhadores em todos os postos de trabalho. Uma operação semelhante está sendo realizado pelo MPT em frigoríficos desde janeiro de 2014. 

 

Ainda segundo o MPT, os principais problemas enfrentados na questão hospitalar são doenças de coluna pelo esforço de movimentar pacientes, acidentes com perfurocortantes e contaminação biológica. Atualmente, o hospital da Unimed em Caxias conta com 780 empregados. 

 

O grupamento operacional do MPT se dividiu em quatro equipes durante a fiscalização: ergonomia, saúde do trabalhador e da trabalhadora / dimensionamento de pessoal, segurança e habilitação / responsabilidade profissional. A inspeção dever se estender até a próxima sexta-feira, dia 19, quando o hospital será notificado do resultado. A fiscalização solicitou 72 documentos para a direção da empresa. Confira os documentos solicitados aqui. 

 

No caso do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, a fiscalização gerou uma carta recomendatória entregue à direção do hospital com aspectos urgentes de insegurança no trabalho que precisam de correção em prazos concedidos de até 90 dias. O documento, elaborado ao longo de operação de três dias, realizada de 19 a 21 de julho, foi resultado da primeira operação da força-tarefa. O calendário prevê realização de outras ações em vários hospitais gaúchos.