Memória LEOUVE

Meninos de 12 e 13 anos poderão se vacinar contra HPV a partir de fevereiro

Meninos de 12 e 13 anos poderão se vacinar contra HPV a partir de fevereiro

A partir de fevereiro, meninos entre 12 e 13 anos podem se vacinar contra HPV em todo o país. A ação do Ministério da Saúde visa ampliar a proteção contra o HPV não só em meninas mas também em meninos de 12 e 13 anos, inicialmente.

 

A proposta do Ministério da Saúde até 2020 é ampliar essa faixa etária, para que se iguale às imunização em meninas, que é dos 9 aos 14 anos. Ainda não existe uma campanha específica de vacinação contra o HPV para aos meninos.

 

Para receber a vacina, basta os responsáveis levarem os meninos de 12 e 13 anos, ao Posto de Saúde, com o cartão de vacina, e eles terão que voltar seis meses depois para a dose de reforço, assim como é feito com as meninas.

 

 

De acordo com o ministério, a campanha é importante porque a infecção pelo HPV é persistente, se prolonga e acaba se transformando em lesões malignas ou cancerígenas. Na mulher, o mais comum é o câncer de colo de útero, o grande problema relacionado ao HPV, que atinge mais de 16 mil novos casos por ano no Brasil, com mais de cinco mil mortes.

 

 

A vacina, além de proteger contra o câncer do colo de útero, ela protege de vários cânceres e das verrugas genitais.