Memória LEOUVE

Megaoperação da PF combate venda ilegal de carnes no RS e outros seis estados

Megaoperação da PF combate venda ilegal de carnes no RS e outros seis estados

A maior operação da história da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 17, para desarticular uma organização criminosa liderada por fiscais agropecuários federais e empresários do agronegócio que usavam o cargo de fiscalização para facilitar a produção de alimentos vencidos e venda de carne imprópria para consumo humano, emitindo certificados sanitários sem fiscalização para liberar os produtos em más condições em troca do pagamento de propina no Rio Grande do Sul e em outros seis estados, além do Distrito Federal.

 

Entre as irregularidades apuradas pela PF na Operação Carne Fraca, está a remoção de servidores com desvio de finalidade para atender interesses de grupos empresariais. A ação permitia a continuidade das fraudes pelos frigoríficos e pelas empresas do ramo alimentício que operavam em desrespeito à legislação.

 

A operação, que contou com a participação de cerca de 1,1 mil policiais federais para cumprir 309 mandados judiciais, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão em residências e locais de trabalho dos investigados e em empresas supostamente ligadas ao grupo criminoso no estado e em São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Goias.

 

No Rio Grande do Sul, há operações realizadas em cidades na Serra Gaúcha. De acordo com informações preliminares da PF, foram cumpridos mandados nas cidades serranas de Bento Gonçalves e Gramado.

 

A polícia já prendeu executivos do grupo JBS, que detém as marcas Seara e Friboi, e do grupo BRF, que controla marcas como Perdigão e Sadia. A decisão também prevê o bloqueio de contas bancárias e de aplicações financeiras de até R$ 1 bilhão e o bloqueio de outros bens (sequestro e arresto) de 46 pessoas, entre elas Flavio Cassou, diretor do JBS, e Roney Nogueira dos Santos, executivo do BRF.