
Atualmente, a matéria prima mais utilizada na fabricação de móveis são os painéis de madeira, os chamados MDF e/ou MDP.
Você sabe as diferenças entre MDF e MDP?
Ambos são painéis de madeira reconstituída de mesmo processo fabril e consideradas ecologicamente corretas. Para a fabricação do móvel, é necessário escolher as placas de madeira, os complementos e acabamentos.
A principal diferença é a estrutura interna. Porém, esse não é o fator de maior influencia na qualidade do móvel. Em relação à umidade, por exemplo, tanto MDF quanto MDF são vulneráveis a esse tipo de exposição.
MDP – Painel de partículas de média densidade
Constituído de partículas de madeira aglutinadas e compactadas entre si com resina sintética, através de uma ação conjunta de pressão e calor em prensa continua. Sua aparência remete ao antigo aglomerado, porem o MDP é superior em qualidade e durabilidade.
MDF – Painel de fibra de média densidade
Produzido por meio de aglutinação e compactação de fibras de madeira com resinas sintéticas. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina e fixadas através de pressão. Permite mais opções no design de móveis, por isso, é indicado em peças que terão partes arredondadas e contornos. Apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas.
Em relação a escolha do móvel e de quem irá produzir, o primeiro passo é: escolher MDF ou MDP. Posso mesclar?
Sim, você pode mesclar ambos os materiais. A qualidade esta no que o fornecedor reveste as placas de madeiras, as espessuras de revestimentos e também as ferragens que sustentam esse móvel. Verificando esses pontos você terá a certeza de que o investimento será valido e duradouro.