Memória LEOUVE

Mais três focos do mosquito Aedes Aegypti são detectados em Caxias do Sul

Mais três focos do mosquito Aedes Aegypti são detectados em Caxias do Sul

Três novos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, foram identificados por agentes da Vigilância Ambiental na última sexta-feira, dia 3, no bairro Cânyon, em Caxias do Sul.

 

Com os três novos casos, agora já são sete focos do mosquito Aedes Aegypti identificados no município. A equipe da Vigilância Ambiental localizou as larvas do inseto em pneus, baldes, potes e caixas d’agua.

 

De acordo com o agente de combate às endemias, Antônio Neves, o período de chuvas somado a dias quentes favorece a proliferação do mosquito. 

 

“Como estamos numa situação atual de temperaturas altas e bastante chuva é mais propícia a proliferação do mosquito”, destaca.

 

 Em 2016, foram identificados 10 focos do Aedes no município. As larvas estavam nos bairros Centro (1), Cidade Nova (3), Jardim América (1), Pioneiro (2), São Pelegrino (1), Fátima Baixo (1) e Marechal Floriano (1). Além disso, foram confirmados seis casos de dengue, dois de febre chikungunya – todos importados – e um de zika vírus.

 

Confira algumas orientações sobre como combater o Aedes aegypti:

 

* limpe com escovação semanal do pote de água do cão e/ou gato;

* recolha o lixo do pátio;

* coloque o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

* recolha pneus inservíveis e armazene-os em locais secos e protegido da chuva ou encaminhe ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);

* tampar caixas d’água;

* colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas e/ou de captação de água da chuva;

* limpar calhas;

* lavar e escovar piscinas;