Memória LEOUVE

Mais de mil alunos soldados da Brigada Militar iniciam curso na próxima segunda

Mais de mil alunos soldados da Brigada Militar iniciam curso na próxima segunda

Na próxima segunda-feira, dia 21, começa o Curso Básico de Formação Policial para 1.300 alunos soldados da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Ainda nesta quarta-feira, dia 16, ocorre a solenidade de apresentação dos futuros policiais na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.

 

De acordo com o Coronel Cardoso, diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, entre os 1.300 alunos-soldados que participarão do curso, 1.040 serão destinados ao policiamento ostensivo enquanto outros 260 integrarão o Corpo de Bombeiros. A previsão é de que eles se formem em junho de 2017, mas a partir de março eles iniciam os estágios práticos que incluem atuação nas ruas  das cidades gaúchas. 

 

“Não há a necessidade de esperar a formação lá em junho para que eles sejam aplicados na atividade de policiamento. Dentro da carga horária, dentro do próprio curso de formação já tem a previsão de estágios operacionais, estágios supervisionados, que é o primeiro contato que este novo brigadiano terá com a comunidade que ele prestará serviço. Após três meses do início do curso começa o primeiro estágio operacional supervisionado”, explica.

 

O coronel também afirmou que o foco no momento é preparar os futuros policiais da melhor maneira possível e que após a formatura será analisado quais cidades receberão incremento no efetivo.

 

O Curso Básico de Formação Policial Militar tem duração de sete meses com carga horária de 1.600 horas-aulas, incluindo estágios operacionais. Os alunos serão distribuídos entre Escolas de Formação e Especialização de Soldados em Montenegro, Osório, Porto Alegre e Canoas.