Memória LEOUVE

Mais de 70% dos eleitores de Canoas ainda não sabe em quem votar em outubro

Mais de 70% dos eleitores de Canoas ainda não sabe em quem votar em outubro

Um pesquisa realizada pelo Instituto Methodus no município de Canoas avaliou a intenção de voto dos eleitores para as eleições municipais deste ano. O cenário estimulado apontou a atual vice-prefeita, Beth Colombo, na frente dos demais candidatos. Atualmente, Jairo Jorge, do PT, é o prefeito e conta com um expressivo percentual de aprovação pelos canoenses. Jorge não concorre novamente porque já está em seu segundo mandato.

 

O cenário estimulado de primeiro turno apontou Beth Colombo aparecendo à frente dos demais possíveis pré-candidatos com 30,9% das intenções de voto. Luiz Carlos Busato, do PTB, aparece com 10,5% das intenções de voto e Gisele Uequed, da Rede, com 7,6%. Logo segue Paulo Sergio, do PSol, com 4,1% e Felipe Martini, do PSDB, com 2,3%. Brancos e nulos somam 17,9% e indecisos (não sabe) 26,7%. Chamou a atenção o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar na pesquisa espontânea, 76,2%.

 

O nome mais lembrado ainda é o do atual prefeito Jairo Jorge, do PT, que aparece com 12,8% das menções espontâneas, seguido de Beth Colombo, do PRB, com 4,2% das menções. No cenário estimulado de segundo turno entre Beth Colombo e Luiz Carlos Busato a vantagem é de Beth Colombo com 37,5% das intenções de voto, enquanto Luiz Carlos Busato apareceu com 18,7%. Em todas outras simulações de disputas do segunto turno, Colombo apresenta índices superiores a 40% e com significativa diferença para os demais concorrentes ao executivo municipal. Na questão rejeição estimulada, os maiores números aparecem para Luiz Carlos Busato, com 22,7%, e Beth Colombo com 22,1%. O nome com a menor rejeição é o de Felipe Martini, com 15%. 

 

A pesquisa

 

A amostra pesquisada é composta por mil entrevistas, com eleitores de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, de diversas classes sociais e residentes no município. A pesquisa foi contratada pela Empresa Jornalística Caldas Jr. e realizada pelo Instituto Methodus entre os dias 15 e 19 de março de 2016 no município de Canoas com 1.000 entrevistados. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados obtidos em um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo RS-07692/2016.