Memória LEOUVE

Mais café...

Mais café...

Primeiros dias de baixas temperaturas…e o que queremos é cobertor, boa comida, companhia, vinho, chocolate quente, café, enfim…coisas que aquecem.

Segundo a lenda, Kaldi, um pastor de cabras que morava em um vilarejo na Etiópia, observou seus animais pastando animados, correndo de um arbusto para o outro, em busca de pequenas frutas vermelhas. Ele ficou intrigado e resolveu experimentar a iguaria. Logo, estava alegre e contente saltitando junto com seu rebanho. O café havia sido descoberto!

O café cruzou o Mar Vermelho, e as primeiras mudas começaram a ser cultivadas no Iêmen. Ganhou o Oriente Médio, Europa…na Inglaterra deixava os trabalhadores mais dispostos durante a Revolução Industrial, e na França reunia intelectuais nas cafeterias para debater política. Na Ásia, o Vietnã se tornou o maior produtor da variedade robusta, enquanto o Brasil se tornou o maior produtor mundial.

Com o tempo, o gosto pelo café foi se aperfeiçoando e o cafezinho ganhou várias versões. A mais exótica de todas é o kopi luwak da Indonéisa, que é elaborado a partir das fezes de um animal.

O café se espalhou pelo mundo e ganhou um numero gigantesco de apreciadores da bebida e o que ela representa no sentindo de reunir as pessoas, aquecer o corpo e se tornar poesia.

Por isso, a abordagem de hoje são os diferentes cafés no mundo todo, de variados estilos, que ganham flashes diários de turistas amantes da arquitetura e dessa bebida que pode ser forte ou não, doce ou amarga, …

 

"Eu medi minha vida em colherinhas de café." (T.S. Eliot)

 

1 – D’espresso – Nova Iorque

Projetado para aparecer uma biblioteca, este café fica perto da Grand Central Station, foi inspirada pela Biblioteca Bryant Park.

 

2 – Starbucks Coffee Shop by Keng Kuma and Associates – Dazaifu, Fukuoka – Japão

O projeto de Starbucks mais esquisito que já vi, porém condizente com a implantação do local.

 

3 – The Vintage Emporium – Londres – Inglaterra

Nostalgia é a palavra certa para descrever esta cafeteria. Além do café, as antiguidades são especialidade da casa e também estão a venda.

 

4 – Balzac-s – Toronto – Canadá

A antiga fábrica foi transformada em um café no estilo parisiense. Do charmoso lustre ao estilo das mesas, tudo faz você lembrar da iluminada Paris.

 

5 – Little Nap Coffee Stand – Tóquio – Japão

Se você estiver no Japão e quiser sentir um gostinho dos Estados Unidos, esta é a cafeteria certa para ir. O design industrial, com chão de madeira de demolição e detalhes em metal, definitivamente não é um ponto contra no conforto do lugar.

 

6 – Le Coutume Café – Paris – França

Considerada uma das melhores cafeterias da Europa, o Café Coutume investe nos mais diferentes tipos de grãos e cafés. Ótima dica a quem gosta de experimentar coisas diferenciadas.

 

7 – Café Tortoni – Buenos Aires – Argentina

É a mais tradicional dos Hermanos, tem mais de 150 anos e virou um ponto turístico para quem passa pela cidade. O café era frequentado por Evita Perón e Carlos Gardel. Com um centro cultural, biblioteca, sala de bilhar e outras exposições. Possui palco para espetáculos que quase diariamente é contemplado com apresentações de tango.

 

8 – Café New York – Budapeste – Hungria

Era o ponto central de escritores, artistas e filósofos no século XX. Com pé direito monumental, o lugar se torna encantador com estatuas de bronze, pinturas no teto e suntuosos candelabros. Já foi considerado o café mais belo do mundo, e apesar de ser super luxuoso, o preço cabe no bolso.

 

9 – Confeitaria Colombo – Rio de Janeiro

Com sua arquitetura Art Noveau nos remete a Belle Époque da cidade maravilhosa. O café era frequentado por artistas e intelectuais e esta localizada no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.