Memória LEOUVE

Livreiros decidem não participar de Feira do Livro na Estação Férrea, em Caxias

Livreiros decidem não participar de Feira do Livro na Estação Férrea, em Caxias

A troca de local da Feira do Livro de Caxias do Sul, da Praça Dante Alighieri para o Largo da Estação Férrea, foi anunciada há mais de um ano e meio, mas as polêmicas envolvendo a mudança ainda não terminaram.

 

Na última quinta-feira, dia 23, foi divulgada a decisão de 28 livreiros de não participarem da feira caso ela seja realizada no Largo da Estação. O presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (Alca), Cristiano Bartz Gomes, explica o principal motivo para manter a feira na Praça Dante é levar os livros ao encontro da população.

 

“Vale frisar que são 28 livreiros, porém mais de 40 expositores, porque não só os livreiros de Caxias mas aqueles de outros lugares que tradicionalmente participam da feira comungam da nossa opinião. Na Praça Dante a feira cumpre aquele seu objetivo aonde os leitores estão, trazer o livro realmente até a mão das pessoas”, conta. 

 

Para Cristiano é impossível desassociar o sucesso da Feira do Livro com o local onde ela é realizada. O presidente da Alca aguarda uma posição da prefeitura sobre o caso, ele garantiu que os livreiros não voltarão atrás na decisão de não participar da feira na Estação Férrea.

 

“Isso nesse momento depende da prefeitura, ano passado já haviam avisado que essa seria uma decisão de governo, totalmente vertical, não é algo unanime ou consensual. Agora depende deles já expusemos nossos motivos e manteremos nossa posição. Esperamos que eles olhem essa questão com carinho e repensem”, destaca.

 

A expectativa dos livreiros é de com a feira ocorrendo na Estação Férrea, somado ao momento de crise as vendas caiam cerca de 50% na comparação com o ano passado.