Memória LEOUVE

Liga realiza blitz neste sábado, em Bento

Liga realiza blitz neste sábado, em Bento

Cerca de 2,5 milhões de pessoas ainda são infectadas por HIV todos os anos, ao mesmo tempo em que as novas drogas têm reduzido a taxa de mortalidade relacionada ao vírus e os soropositivos têm vivido cada vez mais. Os últimos dados, divulgados em 2015, registraram que o Brasil bateu recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema Único de Saúde aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o País praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.

 

Durante o ano, a Liga de Bento Gonçalves realiza o trabalho de conscientização para a prevenção do câncer, mas com a chegada das festividades do carnaval, as ações de promoção à saúde são intensificadas com a distribuição de preservativos e orientações às pessoas que estarão nas ruas. Uma das preocupações são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como aids, sífilis, hepatites virais, entre outros.

 

Neste sábado, dia 11, a partir das 8h, o grupo de voluntários da entidade se direciona aos pontos estratégicos da Bento Gonçalves para mobilizar a população sobre a importância da prevenção. A blitz em alerta às doenças sexualmente transmissíveis, (DST) distribuirá materiais educativos, além de ressaltar a necessidade de adotar hábitos saudáveis, especialmente no período carnavalesco. 

 

O foco principal da ação é o alerta contra o HPV (papilomavírus humano), que pode evoluir para um câncer. “Estamos trabalhando para transmitir a mensagem de que, mesmo em meio a um momento de alegria e descontração como é o Carnaval, a saúde deve estar em primeiro lugar. A festa será ainda melhor se for aproveitada de forma responsável, sem consequências prejudiciais e até mesmo irreversíveis para a saúde”, destacou a presidente da Liga, Maria Lúcia Gava Severa.

 

Pontos de conscientização – Dia 11, sábado, a partir das 8h: 

 – Esquina da rua 13 de maio com a Salgado Filho;

– Esquina da rua 13 de maio com Saldanha Marinho;

– Via del Vino;

– Esquina da rua Antônio Guindani com a General Gomes Carneiro;

– Esquina da rua Ramiro Barcelos com Júlio de Castilhos;

– Esquina da rua Saldanha Marinho com Marechal Deodoro;

– Esquina da rua Saldanha Marinho com Marechal Floriano;