Memória LEOUVE

Legislação para agrotóxicos prejudica produtores segundo pesquisador da Embrapa

Legislação para agrotóxicos prejudica produtores segundo pesquisador da Embrapa

O pesquisador da Entomologia da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Marcos Botton, palestrou sobre o tema “Segurança Alimentar”, durante a reunião-almoço, desta segunda-feira, dia 25, da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias  do Sul (CIC).

 

Marcos frisou durante sua apresentação que a legislação não auxilia os agricultores que em muitas oportunidades não possuem opções de pesticidas para  algumas culturas específicas. 

 

“Algumas culturas têm suporte fitossanitário insuficiente. É um termo mais técnico que na verdade significa o seguinte, eu produzo, por exemplo, quiuí, dá uma praga ou doença eu preciso aplicar alguma coisa. Eu tenho o produto autorizado para pêssego ou maça, eu não posso usar no quiuí. Por que razão? Porque o quiuí é uma área reduzida comparada com outras culturas. Não temos ferramentas para manejo de praga nessa cultura.”, explica.

 

O pesquisador destacou que muitas vezes as pessoas não consomem frutas, verduras e hortaliças com medo que as mesmas possuam agrotóxicos, o que segundo ele é um erro pois as quantidades de pesticidas são pequenas e não representam riscos reais a saúde.