Memória LEOUVE

Lar Bom Samaritano recebe pessoas em situação de abandono em Bento

Lar Bom Samaritano recebe pessoas em situação de abandono em Bento

Encontrar pessoas morando nas ruas poderia ser considerado comum, mas somente para aqueles que não costumam se questionar sobre as possíveis causas que as fizeram chegar até ali. A história delas é desconhecida para quem as encontra pelas calçadas e de baixo de marquises. Mesmo com a existência desses casos em Bento Gonçalves, o número de desabrigados nunca esgotou o limite de vagas disponíveis na comunidade terapêutica Casa Lar Bom Samaritano em que a prefeitura possui convênio para abrigar pessoas nessas situações, conforme informações da Secretaria de Habitação e Assistência Social do município.

 

Essas pessoas que não possuem lugar para dormir ou morar, tão pouco alimento e condições básicas para higiene, podem procurar a secretaria para passar por uma análise de disponibilidade de recursos, de elaboração do estudo social da pessoa com os critérios de inexistência familiar e renda, conforme o sistema único de assistência social exige, informa Adriana Rigatto Gabbardo, Secretaria de Habitação e Assistência Social. "Encaminhamos a essa casa lar se tem o desejo do usuário, pois não podemos obrigá-los né", explica.

 

As situações são variadas e os dias que a pessoa pode ficar hospedada também são conforme estabelecidos conforme o caso. São fornecidos ainda em parceria com o lar transporte, alimentação e banho. O convênio possibilita 15 vagas para pessoas que estão nessas situações serem alocadas. 

 

Outro local em Bento Gonçalves que também realizam atendimento à  pessoas desamparadas, é a Casa do acolhimento, o antigo albergue municipal, que atende bebês, crianças, adolescentes e mulheres. E também aceitam doações como roupas, agasalhos e calçados. Mas conforme a Casa Lar Bom Samaritano, também é preciso entrar em contato com a secretaria para que seja realizado o processo de documentação para abrigá-los.