A nova marca do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves foi apresentada na noite de segunda-feira, dia 18. Pela primeira vez a entidade realiza uma mudança na sua identidade visual.
A identidade visual foi desenvolvida pelo publicitário Márcio Possamai, pela Agência Gallus, que criou a identidade com o objetivo de representar os anseios da categoria.
Antes da ideia da nova proposta ser lançada, a marca da entidade sindical era formada por dois elementos, o Caduceu de Mercúrio ou Hermes, que remetia a mitologia grega no formato de duas serpentes que lutavam, e Hermes também é considerado deus dos negociantes. Assim o caduceu tornou-se o símbolo do comércio.
Já na mitologia romana, Mercúrio que é associado ao deus grego Hermes é um mensageiro e Deus da venda, lucro e comércio. O capacete alado, utilizado por Mercúrio e chamado de Pétaso, em que as asas o deixavam veloz como o vento, sendo o mensageiro dos deuses.
E a folha de parreira que lembram Bento Gonçalves, pela produção de uva e vinho, com cores predominantes como o amarelo e o azul.
E seguindo toda a simbologia, o trabalho foi desenvolvido com o capacete alado, por considerar que o sindicato éo porta-voz e defensor dos trabalhadores do comércio, com cor predominante azul, pois liga a elementos como o céu e o mar, que conferem a marca serenidade e universalidade. E no estudo representa confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade, que são os temas que busca uma instituição tão como o SEC-BG.