Memória LEOUVE

Ladrões explodem carro forte na ERS -122 entre Flores e Antonio Prado

Ladrões explodem carro forte na ERS -122 entre Flores e Antonio Prado

Um carro-forte foi alvo da ação de bandidos no início da noite desta segunda-feira, dia 9 de maio. O ataque aconteceu por volta das 18h45min, no km 106 da ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, quase na ponte do Rio das Antas. Os bandidos utilizaram um caminhão com placas MAW-8257, de São João Batista, SC, para fazer o bloqueio da pista.

 

O carro-forte trafegava no sentido Antônio Prado/Flores, quando foi atingido pelo caminhão que fazia o sentido contrário. Houve confronto entre os vigilantes da empresa Brinks e os ladrões, que estavam armados de fuzil. Os guardas foram rendidos e explosivos foram usados para explodir veículo de valores.

 

Dois vigilantes saíram machucados, mas apenas com ferimentos leves causados por estilhaços. De acordo com testemunhas, duas explosões foram ouvidas no local. Os bandidos teriam fugido em um GM/Cruze em direção a cidade de Antônio Prado. Buscas foram feitas na região e ninguém foi preso.

 

Conforme o motorista de um caminhão guincho que se aproximou do local um pouco antes do ataque, os bandidos foram rápidos na ação contra o carro-forte. “Eles jogaram o caminhão em cima do carro-forte e depois ouvi vários disparos. Foram cerca de três minutos de troca intensa de tiros, na sequência ouvi dois fortes estrondos que chacoalhou tudo em volta”, conta.

 

O delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Joel Wagner, esteve no local para fazer o levantamento do crime e constatou que o modo de operação dos ladrões se assemelha com outros ataques já realizados na Serra.

 

A ação lembrou, inclusive, outro ataque ocorrido quase no mesmo local no ano passado. “Foi um ataque bastante violento desde o início. No dia 6 de julho do ano passado eles também fizeram um ataque parecido aqui próximo e dessa vez repetiram o modo de fazer. Eles arremessam o caminhão já com a ideia de atormentar os vigilantes, fazendo com que eles saiam do carro”, revela.

 

Ainda de acordo com delegado, os bandidos são especialistas em detonações e utilizam a mesma característica de ataque. ‘Eles dominam técnicas de explosivos e utilizam armas de grosso calibre como fuzis e outras armas mais pesadas nas ações”, revela o delegado.

 

No caso específico deste ataque, o delegado revelou que nada foi levado pelos ladrões. Policiais da Brigada Militar de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Antonio Prado participaram do cerco atrás dos bandidos, mas ninguém foi preso até então. O Grupo Rodoviário esteve no local para fazer o bloqueio da pista. Após quase cinco horas de interrupção total da ERS-122, a pista foi liberada para o tráfego normal dos veículos. Uma fila de mais de 5 km se formou no local, tanto no sentido Flores/Antônio Prado, quanto no sentido contrário.