Memória LEOUVE

Justiça?

Justiça?

""

Acabo de presenciar uma das maiores vergonhas da história do futebol brasileiro. O Grêmio foi excluído de uma Copa por atos de 5 torcedores. Em todo o julgamento ficou claro para as pessoas que assim como eu o viram, que os procuradores foram com seus votos prontos, independente dos depoimentos, para serem, em seu ego gigantesco, heróis nacionais dos torcedores e de grande parte da mídia do país. Eles conseguiram os holofotes, o objetivo foi atingido. Quem paga somos todos nós e o Grêmio.

 

O futebol brasileiro é uma vergonha. Um desrespeito ao torcedor. O discurso do promotor, que acusava o Grêmio foi uma das maiores vergonhas alheias que eu já vi, ele deveria ser ator, modelo, ou qualquer outra profissão em que os holofotes fossem apontados para ele, pois era só isso que ele queria, o formado em direito mais parecia um boxeador dando golpes impiedosos em um clube que fez absolutamente tudo que estava ao seu alcance para repudiar esses atos.


Como eu disse, O GRÊMIO FEZ ABSOLUTAMENTE TUDO QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE. Reconheceu os torcedores, soltou nota de repúdio, excluiu os associados envolvidos, fez inúmeras campanhas contra o racismo em todos os veículos midiáticos possíveis, inclusive o telão da Arena naquela mesma partida.


Eu pergunto: O que o Grêmio poderia ter feito mais do que já fez? Agora o clube tem papel de educar o cidadão também? O clube tem papel de polícia também? O GRÊMIO NÃO É RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DOS SEUS TORCEDORES. Qual atitude o clube pode ter para coibir a ação de 60 mil torcedores em um estádio? Focinheiras? O Grêmio e nenhum outro clube do Brasil têm o poder de controlar os seus torcedores, mas mesmo assim está sendo excluído de uma competição.


Fechem o Grêmio também. Esta instituição esportiva que não consegue controlar o que o torcedor diz, quanta incompetência desse clube que não educou os 8 milhões de torcedores que tem. O que estão fazendo com o nosso clube é de uma covardia ímpar.


Pergunto: Se alguém faz injúrias raciais em um shopping ou supermercado, a pessoa é punida pela lei ou o estabelecimento é punido? Não vejo o que difere isso a relação torcedor e Arena do Grêmio. Exemplifico mais, eu convido dois amigos, um faz injúrias raciais ao outro mesmo eu sendo totalmente contra isso, repudiando o autor, a minha casa é interditada e eu sou punido? Ou o autor das ofensas que é? Mais uma vez, o que difere isso da Arena do Grêmio?


Assistimos a uma punição injusta. Se alguém deve ser excluído de algo são os torcedores que fizeram as ofensas, e não o Grêmio. Porque eu, um torcedor que ajuda o Grêmio, que é contra ofensas racistas, tenho que pagar pelo o que uma pequena parcela da torcida diz? O STJD está generalizando a nossa torcida como uma torcida racista, essa é a justiça brasileira.


A justiça brasileira, a mesma que acha que uma injúria racial (o que é totalmente lamentável) é maior que uma vida. Prova disso é, no dia 02 de maio de 2014, um torcedor do Sport que estava no Estádio Arruda assistindo uma partida contra o Santa Cruz na torcida do Paraná, foi morto após ser atingido por uma privada jogada por torcedores rivais. Pena para o clube: Três mandos de campo com portões fechados. Mas o Grêmio por injúrias raciais é excluído. Outro caso mais sério, briga generalizada entre torcedores de Vasco e Atlético Paranaense, nenhum dos clubes foi excluído.


Arouca, no dia 07 de março de 2014 foi chamado de ‘macaco’ em um jogo contra o Mogi Mirim, o clube não identificou o autor da ofensas. O Mogi Mirim não foi excluído da competição.


Um exemplo no futebol internacional, o qual somos tão admiradores, me incluo nisso, é o Espanhol, onde um torcedor jogou uma banana em Daniel Alves, adivinhem quem foi punido, o clube ou o torcedor? Obviamente o torcedor.


Porque com o Grêmio foi diferente? Porque o clube é o bode expiatório do futebol nacional? Eu sinceramente não acho que a partir de agora outro clubes serão punidos. O Grêmio pagará a conta por todos. A torcida racista, como somos chamados pela grande mídia, pagará por todas as outras.
Que nosso clube comece a denunciar quaisquer ofensas que sejam ouvidas contra nós, mesmo eu achando que seja inútil. Que todos os outros clubes que tiverem torcedores que cometam algum crime sejam excluídos também, para continuar a vergonha que é o futebol brasileiro, onde tudo é decidido no tapetão, onde milhões de torcedores pagam por meia dúzia.


A cada dia o Brasil perde mais torcedores, minha vontade é de largar o futebol nacional, mas sei que minha paixão pelo Grêmio não vai permitir. Nossas futuras gerações escolherão um time estrangeiro e não um brasileiro. Tudo isso por estrelas do tribunal, que querem ser maiores do que uma instituição de 111 anos de história.


O futebol brasileiro perde. A justiça perde. O Grêmio perde. Todos nós perdemos.