Memória LEOUVE

Júri condena dupla que matou adolescente em 2008, em Caxias

Júri condena dupla que matou adolescente em 2008, em Caxias

Após oito anos, os réus Luiz Eduardo da Silva Bones, conhecido como Duquesa, e José Luis dos Santos, foram condenados a 13 e 12 anos de reclusão, respectivamente, pelo assassinato de Jéferson da Silva Rodrigues, na noite de 19 de junho de 2008.

 

O crime aconteceu na rua Benjamin Custódio de Oliveira, no bairro Rio Branco. O adolescente foi atingido por um tiro pelas costas e ainda golpes de facão, sem poder se defender. A investigação da polícia não apontou até hoje qual seria a motivação do crime. Ambos os acusados negaram a autoria do latrocínio.

 

No primeiro julgamento, em 2013, o conselho deu parecer idêntico, porém a 3ª câmara criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desconstituiu a decisão, alegando que os jurados emitiram decisão contrária às provas dos autos.

 

A sessão foi presidida pela juíza de direito Milene Fróes Rodrigues Dal Bó. A acusação ficou a cargo da promotora de justiça Silvia Regina Becker Pinto.

 

O crime:

 

Jéferson estava na via com uma bicicleta azul, modelo light, emprestada por um amigo. Para os dois criminosos efetuarem o roubo, eles feriram o jovem e, com ele caído no chão, levaram a bicicleta.

 

Os assassinos também roubaram pertences do jovem, o que configura roubo seguido de morte.

 

O adolescente, de acordo com informações de um amigo que estava junto a época, implorou pela vida. Ele tinha 17 anos.