Na noite desta quarta-feira, dia 30, foi registrado um homicídio por volta das 20h15, na rua Francisco Lino da Silva, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul. Fabiano dos Santos, 26 anos, foi morto com vários golpes de faca, e o irmão da vítima, Fabrício dos Santos, de 24 anos também ficou ferido. Ele foi conduzido pelo SAMU ao Hospital Pompéia, com três ferimentos, um no dorso esquerdo e dois no direito, onde permenece internado em observação e está fora de perigo.
O autor dos crimes, José Émerson Macedo Paz, 20 anos, foi agredido por populares na cabeça após cometer o crime, e detido até a chegada da Brigada Militar, dentro de uma academia localizada nas proximidades do bairro onde tentou se esconder. Com ele também foi encontrada a faca do crime. O acusado, que estava em liberdade do presídio e tem passagens por roubos, foi encaminhado ao Postão 24 horas e posterior para a Polícia Civil onde foi preso em flagrante e depois ao presídio.
Conforme o delegado plantonista, Guilherme Alexandre Olsen Gerhardt, o 52º assassinato deste ano em Caxias teria sido motivado pela guarda de uma criança de um ano. Santos teria ido até a residência da ex-companheira acompanhado seu irmão quando houve uma forte discussão. O autor do crime estava em liberdade provisória. A vítima também tinha antecedentes criminais.