Memória LEOUVE

Jardins Vericais

Jardins Vericais

Uma alternativa para deixar as cidades mais verdes e menos cinzas (e com menos pixação) é a utilização de jardins verticais, instalados nas colunas de viadutos, pilastras ou quaisquer estruturas que interagem com a evolução das cidades.

 

Na Cidade do México, por exemplo, foi inaugurada uma intervenção urbana de grandes proporções. E a ideia é justamente esta, tornar verde o que é acinzentado. São 60 mil metros quadrados de jardins espalhados sob um viaduto que corta 27 quilômetros da cidade. As pilastras deixaram o cinza do concreto para trás e ganharam diferentes tons de verde.

 

O projeto é financiado por investimento privado e desenvolvido pela empresa VerdeVertical, especializada em transformar paredes e fachadas em jardins gigantes. De acordo com a apresentação do projeto, a inclusão das plantas em ambiente urbana ajudará a filtrar mais de 27 mil toneladas de gases e processará dez toneladas de metais pesados.

 

As paredes possuem um sistema automatizado de rega, que é controlado remotamente por GPS. A água usada no abastecimento é reaproveitada, sendo colhida da chuva e as espécies usadas são altamente resistentes e adequadas às condições do seu entorno.

 

 

Todo o projeto é mantido por investimento privado e ainda proporciona o uso de espaços publicitários em meio aos cultivos, como forma de atrair anunciantes e gerar verbas extras.

 

Fonte: CicloVivo.com.br