Memória LEOUVE

Interdição da coleta mantém lixo acumulado nas ruas em Bento

Interdição da coleta mantém lixo acumulado nas ruas em Bento

A direção da Transportes RN Freitas, que realiza a coleta de lixo em Bento Gonçalves, pretende conseguir levantar a interdição do serviço, em vigor desde a quarta-feira, dia 7, depois que uma inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego realizada no dia 29 de novembro identificou uma série de irregularidades em relação à legislação trabalhista, antes do final de semana.

 

A empresa tem um encontro com o MTE em Caxias do Sul no final da tarde da sexta-feira, quando pretende encaminhar as indicações de que os problemas apontados estão sendo resolvidos. A secretária do Meio Ambiente de Bento Gonçalves, Bárbara Zanatta, afirmou que aguarda a liberação para que a coleta seja retomada ainda nos horários vespertinos da sexta-feira.

 

Enquanto isso, o lixo não recolhido segue acumulado nas lixeiras, nas calçadas e em contêineres utilizados pela coleta nas ruas em diversos locais da cidade. Nem a empresa, nem a prefeitura encaminharam uma solução alternativa para o recolhimento do lixo acumulado. De acordo com a secretária, a prefeitura trabalha com um plano emergencial para evitar que o lixo se acumule, mas ainda não há uma definição para que ele seja colocado em prática.

 

Entre os apontamentos do MTE, a empresa deverá indicar que o transporte de trabalhadores na parte externa dos caminhões em situação de risco e o fato de os funcionários terem de arremessar o lixo para cima da carroceria do caminhão que realiza a coleta seletiva, que tem 3,20 metros, será evitado.

 

O mais provável é que, caso a empresa consiga comprovar a regularização das situações apontadas até o final da tarde da sexta-feira, o pedido de desinterdição pode permitir a retomada do serviço no máximo no sábado, dia 10.

 

Bárbara Zanatta afirmou que algumas das exigências, como a mudança dos caminhões que realizam a coleta seletiva, poderão afetar os custos do serviço e, consequentemente, o processo licitatório em andamento e que terá as propostas conhecidas no dia 29.