O incentivo à cultura foi tema da reunião-almoço desta segunda-feira, dia 29, na Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. O produtor artístico e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Caxias, Luciano Balen, discursou sobre a importância do apoio aos artistas da região e as vantagens que os empresários trazem à sociedade ao investir na área cultural.
Para Balen é necessário que a cidade possua mais gestores culturais capazes de realizar o intermédio entre artistas e empresários e citou o projeto “Incubadora da Música”, que faz um trabalho de marketing cultural.
“Todas as pessoas que trabalham com a música, exceto o músico são pessoas que levam aquilo como um trabalho, o músico tem a paixão o amor. A tarefa da incubadora é dizer continua com esse amor mas entenda que isso é um negócio, a música e a arte podem também ser um negócio”, explica.
Em Caxias do Sul os recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) vem de abatimentos de até 10% em dois impostos o IPTU e o ISSQN. Em âmbito estadual se pode abater até 25% do ICMS. Balen citou a Festa Nacional da Uva como um evento cultural que recebe recursos da LIC.
Balen salienta que o investimento em cultura pode revelar líderes e gestores criativos para o futuro da região.
“Acredito que o empresariado deve ter um problema bastante grave na busca por novos gestores. Se formos pegar a grande maioria das empresas de Caxias, os diretores executivos e pessoas envolvidas com criação em sua grande parte estão vindo de fora. Passamos por um momento no Brasil de que não era legal se envolver com cultura com música e intelectualidade, porém isso fomenta a criatividade e garante um futuro com gestores locais”, destaca.