Memória LEOUVE

Inaugurada Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Farroupilha

Inaugurada Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Farroupilha

A Prefeitura de Farroupilha inaugurou neste domingo, dia 11, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. Com o objetivo de diminuir as filas no pronto-socorro do hospital São Carlos, A Unidade de Pronto Atendimento, terá capacidade de atender 150 pacientes em situação de urgência ou emergência.

 

De acordo com o prefeito, Claito Gonçalves, a inauguração da UPA 24 horas é um marco para história de Farroupilha,"Essa unidade de pronto atendimento é o resultado do trabalho de uma grande equipe, nós contamos com a participação de todos os secretários que passaram pela secretaria de saúde e deram sua parcela de contribuição para que isso fosse possível. Essa inauguração é um marco para Farroupilha, uma vez que aqui serão atendidos todos os casos de urgência e emergência desafogando o pronto socorro do Hospital Beneficente São Carlos", destacou. 

 

Neste primeiro momento houve a inauguração da estrutura física da UPA 24 horas. Conforme o prefeito Claiton, a UPA já poderia estar em funcionando, porém falta recursos para equipá-la e garantir o custeio do seu funcionamento. O prefeito salientou ainda, que o prazo para entrega da UPA se encerra no próximo dia 31 de dezembro, e se não inaugura-se os recursos teriam que ser devolvidos para o Governo Federal.

 

"Ela está pronta, na verdade ela poderia estar funcionando hoje, e estaremos funcionando ela tão pronto nós tenhamos o "recheio". Nós precisávamos responsavelmente entregar a obra e se a população não recorda a UPA foi buscada pelo governo anterior ao meu, e nós precisávamos entregar a obra até 31 de dezembro, pois já tínhamos prorrogado o prazo duas vezes, já que a construção não ocorreu quando deveria ter sido feita. Então a inauguração oficial foi hoje(ontem) 11 de dezembro, e quando ela será entregue para o atendimento? Assim que nós conseguirmos viabilizar o "recheio", afirmou. 

 

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, até o momento foram investidos mais de R$ 2,2 milhões, sendo 1,4 milhão provenientes do Ministério da Saúde e R$ 819 mil da Prefeitura. O poder público continua em busca de recursos para equipá-la e garantir o custeio do seu funcionamento. Serão entre cinco e oito leitos, além de salas administrativas, de observação, de urgência, de exames, banheiros, vestiários, posto de enfermagem, laboratórios, entre outros departamentos, divididos em 1.273,86 m2 de área construída. Terá capacidade de atender 150 pacientes em situação de urgência ou emergência.